Barras de cereais e outros 10 alimentos saudáveis que podem estar a fazer com que ganhe peso

Barras de cereais e outros 10 alimentos saudáveis que podem estar a fazer com que ganhe peso

Lifestyle

Barras de cereais e outros 10 alimentos saudáveis que podem estar a fazer com que ganhe peso

São rotulados de alimentos saudáveis mas contêm muitas calorias, o que faz com que possam ser um risco quando consumidos em excesso.

Artigo de Bruno Seruca

15-10-2018

Existe a ideia de que tudo aquilo que tem rótulo de saudável é algo que não pode levar ao aumento de peso. Se é saudável, serve para perder peso e pode ingerir-se a quantidade que bem se desejar pois não fará mal nenhum. Mas a realidade é bem diferente deste modo de pensar. Existem alimentos que sendo saudáveis, podem estar a fazer com que ganhe peso. Como é o caso das barras de cereais, que são um snack de eleição para muitas pessoas.

Barras de cereais
Por norma são ricas e fibra e costumam conter fruta. Mas não se ficam por aqui. É preciso ter em conta os níveis de açúcar e gordura presentes neste snack. Uma barra de cereais chega pode ter 300 calorias.

Uvas
Acreditar que a fruta não engorda é um dos grandes mitos da alimentação. Existem frutas que contêm elevados níveis de açúcar, como é o caso das uvas. O que faz com que tenham muitas calorias. Na hora de comer, pode ficar pelas 9 uvas.

Banana
Ótimas para amantes da prática desportiva por serem nutritivas e uma boa fonte de energia. Cada banana pode ter 120 calorias, o que faz deva ter atenção à quantidade ingerida e aos dias em que as come. Se foi ao ginásio nesse dia, pode comer uma.

Apesar de serem alimentos saudáveis, é preciso consumir os mesmos com moderação

Batata-doce
Está na moda como a substituta ideal da batata branca, o que é uma excelente opção. Mas impera a moderação pois cada 100 gramas tem 86 calorias.

Sementes de chia
Sendo rico em ómega 3, é uma excelente fonte daquela que é considerada a gordura saudável. Mas também tem muitas calorias, o que faz com que o consumo deva ser moderado.

Uma colher de sopa de azeite tem 108 calorias

Azeite
É igualmente uma fonte de gordura saudável mas tenha atenção às quantidades pois uma colher de sopa tem o equivalente a 108 calorias.

Quinoa
É uma opção para quem procura um substituto para o arroz. Destaca-se pela riqueza de proteínas e pelas calorias pois uma xícara de quinoa tem mais de 220 calorias.

Húmus
Tal como a batata-doce, também o húmus atravessa uma boa fase de popularidade. Já dissemos e voltamos a referir, é importante ter em conta a moderação. Cada 100 gramas de húmus contêm mais de 160 calorias.

 

 

Frutos secos
São, e bem, muitas vezes aconselhados como snacks saudáveis. Falamos de nozes, avelãs e outros frutos secos que são ricos em fibras e nutrientes. Mas é preciso ter em conta as quantidades consumidas pois são igualmente ricos em calorias.

Abacate
Também faz parte dos alimentos da moda. Não deve ser desvalorizada a riqueza em vitaminas C e E, mas deve ser tida em conta a considerável quantidade de gordura polissaturada que resulta num elevado número de calorias.

Pipocas
Existem duas formas de olhar para as pipocas. Se estivermos a olhar para um balde simples, as calorias são baixas, rondando as 20. Mas quando têm manteiga, chocolate ou açúcar transformam-se num mar de calorias.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

15-10-2018



RELACIONADOS