As Viagens do Tito: “Dubrovnik tem muito mais para oferecer além das muralhas”

As Viagens do Tito: “Dubrovnik tem muito mais para oferecer além das muralhas”

Lifestyle

As Viagens do Tito: “Dubrovnik tem muito mais para oferecer além das muralhas”

Dubrovnik é destino obrigatório para os fãs de “A Guerra dos Tronos”, mas tem muito mais para oferecer.

Artigo de Equipa Paraeles

17-10-2018

Dubrovnik é um destino que está nas bocas do mundo há uns bons anos para cá. Já assim era depois da reconstrução da cidade, em 1995, e mais ficou depois de ter servido de cenário para a mais popular série da atualidade, “A Guerra dos Tronos”. Tito Elbling “atracou” na cidade croata quase por acaso, como parte do circuito de um cruzeiro que fez no Mediterrâneo, e quis o destino que, mais uma vez, ficasse encantado com aquilo que encontrou.

Falamos de uma cidade relativamente pequena, com pouco mais de 40 mil habitantes, mas que ainda assim consegue ser um destino bastante completo. Para lá das muralhas de estilo medieval, Dubrovnik é bastante procurada por aqueles que preferem fazer turismo balnear. Como nos conta Tito, as praias da cidade croata destacam-se pela “água quente e transparente”.

“As águas calmas que banham a cidade são ideais para fazer passeios de barco, ou até canoagem, para aqueles que são mais aventureiros”, aconselha Tito Elbling.

As viagens do Tito: “Marraquexe foi o único local onde me senti logo arrepiado mal cheguei”

Ainda assim, o ex-libris da cidade croata é todo este motivo medieval que aporta. Entrar na Porta de Pile, uma das principais entradas da cidade, é como entrar em “King’s Landing”, a cidade principal da série da HBO. Voltar uns séculos atrás na história, como se o tempo por aquelas bandas tivesse parado há algum tempo.

“Conhecer a cidade dentro das muralhas e todos estes cenários é possível em apenas um dia, mas Dubrovnik tem muito mais para oferecer”, afiança Tito. “Percorrer a muralha, tanto por cima, como por fora, por exemplo, é obrigatório porque vale mesmo a pena”, conclui.

“Vista deslumbrante para tirar fotografias maravilhosas”

Como ponto negativo deste quase “universo paralelo” é o facto de as ruas “estarem repletas de turistas”, lamenta Tito. Apesar disso, o fotógrafo alerta que, com um pouco de paciência, é possível encontrar locais mais “sossegados” na parte mais antiga de Dubrovnik. O segredo, conta-nos, é subir as muitas escadarias da cidade, percorrendo as inúmeras ruelas, acabando assim por encontrar vários locais que não são conhecidos pelos turistas comuns, mas que ainda assim merecem ser conhecidos.

Por falar em escadarias, não pode deixar de conhecer uma das mais famosas da atualidade, a Escadaria Jesuíta. Se é fã de “A Guerra dos Tronos” deverá estar familiarizado com a cena em que Cersei Lannister percorre, despida, um longo lance de escada, enquanto é humilhado pelo seu próprio povo. Pois bem, esse é um dos muitos cenários da série situados na cidade croata. Para conhecer todos estes cenários, existem vários circuitos dedicados exclusivamente à série da HBO.

As viagens do Tito: “Quem vai à Tailândia não sai de lá igual”

Como fotógrafo profissional, Tito foi à procura dos melhores locais para tirar uma boa fotografia. Os pontos mais altos da cidade, com uma vista “deslumbrante” para a praia, foram os escolhidos. “Dá para tirar uma fotografias maravilhosas”, diz.

 

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Em Dubrovnik num dos cenários da série Game of Thrones. 🙂 #viagenstitoelbling #croacia?? #dubrovnik

Uma publicação partilhada por Tito Elbling VIAGENS (@titoelbling) a

“Preços mais baixos do que em Portugal”

Um destino com tanta procura acarreta obrigatoriamente preços mais altos. Para evitar ser surpreendido, Tito aconselha a procura por restaurantes fora do forte, na dita “cidade nova”, onde os valores praticados são bem mais em conta, aplicando-se o mesmo conceito para outras lojas e instalações.

“Os preços são um pouco mais baixos do que em Portugal, mas ainda assim são um pouco altos se compararmos com outros locais daquela região”, diz o fotógrafo. “Atenção que a moeda na Croácia não é o Euro, mas sim a Kuna croata”, avisa.

Tito Elbling: “Muitos partem para estas aventuras sozinhos e acabam por fazer grandes amizades”

Para lá de Dubrovnik, uma outra cidade que está também entre as mais visitadas na Europa é Budapeste, na Hungria. Descrita como “Paris do Leste” pelo fotógrafo, é um dos próximos locais que vai visitar.

Tito Elbling está a preparar uma visita à capital húngara em março do próximo ano. Saiba como pode viajar com Tito nas redes sociais do fotógrafo: InstagramFacebookYoutube e, ainda, no seu blogue pessoal.

Fotos: Tito Elbling

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

17-10-2018



RELACIONADOS