A Costa Rica tem se tornado um dos destinos mais populares dos últimos tempos. A fama é inteiramente merecida, ainda para mais para um pequeno país que parece um gigante resort, pensado quase que em exclusivo para o turismo. Tito Elbling, o fotógrafo de viagens, quis testar na primeira pessoa a fama que goza este país da América Central.
Pela Costa Rica, Tito visitou a zona balnear do pacífico e a zona do interior, uma região menos explorada e conhecida, mas que deixou o fotógrafo completamente rendido. “A beleza natural da Costa Rica é realmente fantástica. Sou adepto de praia, naturalmente, mas gosto ainda mais da natureza”, explica Tito.
No interior do país, o viajante ficou rendido com as muitas termas que por lá existem, alimentadas pelo vulcão Arenal, a principal atração da região. O contacto com a natureza no seu estado mais puro é cada vez mais uma prioridade para muitos e tem nesta zona da Costa Rica uma opção a ter em conta.
As Viagens do Tito: “Veneza tem uma beleza difícil de igualar”
“É tudo muito tranquilo”
“Ainda bem que o turismo ainda não chegou muito a esta parte da Costa Rica. As pessoas são muito simpáticas, vivem com as portas abertas. É tudo muito tranquilo”, afirma o fotógrafo. Imagine o cenário: um banho em termas com a água a temperaturas elevadas, no meio da selva, com um cenário deslumbrante à sua volta. É difícil ficar indiferente.
Tito explica-nos como funcionam as termas em La Fortuna. São várias e a diferentes temperaturas. O visitante vai de piscina em piscina, experimentando novas temperaturas, cada vez mais elevadas. “Não consegui visitar as últimas, são realmente quentes”, confessa-nos. Curiosamente, estas atividades são mais comuns à noite, uma vez que durante o dia as temperaturas são muito elevadas.
Visitar esta região é completamente acessível ao turista comum. Por um valor a rondar os 30 euros, pode, em excursão, visitar as diferentes termas e tem ainda direito a jantar. Atividades, para lá dos banhos quentes, não faltam. Desde massagens, ou atividades mais radicais, como descer em escorregas.
As Viagens do Tito: “Entrar em Praga é entrar num conto de fadas”
“As praias são fabulosas, o pôr-do-sol deslumbrante”
Com uma imagem diferente ficou da capital do país, San José. ” Eles próprios não gostam da capital. O trânsito caótico, é tudo muito antigo… É a típica cidade da América Latina”, confessa Tito. Da América Latina é também inspirada a comida daquele país, elogiada pelo fotógrafo. “Muita cultura do arroz e feijão. A carne também é muito boa. É a típica comida da América Latina”, afirma.
Acabando por não visitar a região do Caribe, Tito faz-nos um retrato da zona balnear do Pacífico, no norte do país. “As praias são fabulosas, o pôr-do-sol é deslumbrante, toda a gente se reúne para o ver”, explica. Depois do sol se pôr, chegam os mosquitos, ainda assim em quantidade insuficiente para chegar a incomodar, na opinião do viajante.
Tito explica ainda que aquela região em específico parece quase um estado dos Estados Unidos, tal é a presença de turistas daquele país. “Muitos reformam-se e compram casa na Costa Rica. Está muito ‘americanizado’, toda a gente fala inglês e o dólar americano é aceite em todo o lado”, conta.
As Viagens do Tito: “Dubrovnik tem muito mais para oferecer além das muralhas”
Costa Rica é dos países mais felizes do mundo
Em jeito de conclusão, Tito aconselha a Costa Rica como destino para aqueles que procurem estar “em contacto com a Natureza no seu estado mais puro e que, ao mesmo tempo, procurem alguma paz de espírito”. Não é à toa que já foi eleito o país mais feliz da América Latina e um dos mais felizes do mundo.
Tito Elbling vai ter um ano em grande no que a número de viagens diz respeito. Uma das viagens de que guarda uma maior expectativa é a Tailândia, um dos seus destinos de eleição. O fotógrafo vai visitar o país entre os dias 30 de novembro e 13 de dezembro. Saiba como pode viajar com o Tito nas redes sociais do fotógrafo: Instagram, Facebook, Youtube e, ainda, no seu blogue pessoal.
Percorra a galeria e veja algumas fotos da Costa Rica tiradas por Tito Elbling.
Fotos: Tito Elbling