As razões que fazem de Ljubljana uma das cidades mais “cool” na Europa

As razões que fazem de Ljubljana uma das cidades mais “cool” na Europa

Lifestyle

As razões que fazem de Ljubljana uma das cidades mais “cool” na Europa

Apesar da independência recente, no início da década de 90 do século XX, são poucas as marcas comunistas. A cidade é jovem e com espírito moderno e vanguardista.

Artigo de André Cruz Martins

14-06-2019

Ljubljana, a bonita capital da Eslovénia, é um destino ideal para visitar durante a primavera ou verão. É nesta altura que a população tira verdadeiro proveito da cidade, enchendo esplanadas, cafés e jardins. O rio Lublianica divide o centro da cidade em dois. De um lado, a parte antiga e o acesso ao castelo, do outro a parte comercial e política da cidade.

Apesar da independência recente, no início da década de 90 do século XX, são poucas as marcas comunistas. A cidade é jovem e com espírito moderno e vanguardista. E tem fama (e proveito) de ter uma animada vida noturna. Venha connosco e descubra o muito que há a fazer em Ljubljana.

Preseren Square, a praça central

A Preseren Square, no centro da cidade, é a praça mais importante da cidade. Recebeu este nome em homenagem a France Preseren (1800-1849), o maior poeta do país. Faz parte da zona pedestre da cidade velha e recebe festivais, concertos e outros eventos culturais. Depois de visitar a praça, atravesse a Ponte Tripla, que liga a parte moderna à parte antiga de Ljbuljana.

Leia ainda: Austrália, a terra de contrastes e beleza selvagem

Na verdade, trata-se de um conjunto de três pontes, daí o seu nome. Após percorrer a ponte, chegou ao Mercado Central. É ponto de encontro dos habitantes e uma montra dos produtos locais. Existem dezenas de bancas com legumes, frutas, mel, artesanato, flores, etc. É também local de concentração de músicos de rua, proporcionando uma atmosfera animada.

Os dragões são o símbolo da cidade

Agora vai atravessar por outra ponte emblemática de Ljubljana, a Ponte do Dragão. É guardada por duas enormes esculturas de bronze de dragões, proporcionando uma visão única ao longe. Ao longo da ponte existem mais 20 esculturas de dragões, mas de dimensão bem mais pequena do que os guardiões. Sabia que os dragões são o símbolo da capital da Eslovénia? Um dos seus grandes eventos anuais é o Carnaval do Dragão, que ocorre em fevereiro.

Veja também: Syros, a ilha grega que tem mais do que sol e mar

É hora de seguir para a Igreja de São Nicolau, a catedral de Ljubljana. É dedicada ao padroeiro dos marinheiros e foi construída no século XIII. A cúpula foi adicionada em 1841. A porta da frente de bronze, representa os 1.250 anos de cristianismo no país. Ali bem perto encontra-se a Câmara Municipal de Ljubljana, construída no final do século XV. No seu exterior, estão bandeiras da Eslovénia, de Ljubljana e da União Europeia. E também uma bandeira do movimento gay, que pretende simbolizar a abertura de espírito dos seus habitantes.

O castelo e o grande parque verde

O castelo de Ljubljana é um dos mais conhecidos monumentos da cidade. Foi construído no século XVI e fica no topo de uma colina. Durante os séculos XVII e XVIII foi residência real e, depois serviu de prisão. Podemos lá chegar através de um funicular que parte junto do mercado e usufruir de uma bela vista sobre a cidade. Caso pretenda relaxar um pouco e respirar ar puro, o Parque Tivoli é a melhor opção. Trata-se da maior zona verde da capital da Eslovénia e costuma estar cheio quando as temperaturas são convidativas.

Os pratos típicos

Os pratos típicos eslovenos são uma mistura das cozinhas dos povos vizinhos, com adaptações locais. Encontramos influências austríacas, alemãs, húngaras e italianas. Um dos pratos mais saborosos é o Zlikrofi. Trata-se de pequenos dumplings cozidos, recheados com bacon, cebola e batata. A acompanhar, um molho proveniente de carne de carneiro ou de coelho. Outra comida tradicional é a Kranjska Klobasa. É um género de linguiça feito com porco, bacon, alho e pimenta e sal. A Prekmurska Gibanica é um doce que mistura maçã, queijo cottage, noz e sementes de papoila.

Uma animada vida noturna

Ljubljana é famosa pela agitada vida noturna. Tradicionalmente, o melhor dia da semana é sexta-feira. Para começar a diversão, propomos o bar CinCin, que ocupa as instalações de uma antiga fábrica, muito perto da Estação Central. Se estiver interessado em grandes discotecas com música comercial, o Circus Club e o Shooters Club são excelentes opções. Se é mais adepto do rock, vai adorar o Orto Bar. Se procura música jazz, dirija-se ao Soho Ljubljana, que apresenta concertos ao vivo.

Percorra a galeria e veja as fotos de Ljubljana, capital da Eslovénia.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
André Cruz Martins

14-06-2019



RELACIONADOS