As razões que fazem de Elba e Capraia as ilhas a visitar na Toscana

As razões que fazem de Elba e Capraia as ilhas a visitar na Toscana

Lifestyle

As razões que fazem de Elba e Capraia as ilhas a visitar na Toscana

Para além de Elba, existem mais seis ilhas na Toscana, sendo que Capraia é de muito longe a que que tem pontos turísticos para explorar.

Artigo de Equipa Paraeles

08-04-2022

Foi na ilha de Elba que Napoleão Bonaparte se exilou em 1814, após a fracassada invasão da Rússia, mas a história desta região remonta ao período pré-romano, quando foi colonizada por lígures e, em seguida, por etruscos. Há muito para ver e explorar nesta ilha, a terceira maior de Itália, depois da Sardenha e da Sicília. Existe um pequeno aeroporto na ilha, mas a maior parte dos turistas chega de barco. De Piombino, um porto no sul da Toscana, partem diversos barcos diariamente para Portoferraio, a principal cidade da ilha. A viagem dura entre 30 minutos a uma hora dependendo do tipo de embarcação.

A maravilhosa praia de Lacona

Há mais de 100 praias em Elba e o mar destaca-se pela cor azul turquesa e temperatura agradável. A maior parte das praias são de pedras, mas também há algumas de areia branca. Se só puder ir a uma praia, escolha a de Lacona. Tem areias brancas e um mar calmo. Possui comodidades como espreguiçadeiras e bar e só costuma ser um pouco mais concorrida nos meses de julho e agosto. Nos dias sem nuvens é possível avistar a ilha de Montecristo a partir da praia de Lacona. Sansone é outra das mais paradisíacas praias da ilha, mas tem a desvantagem de ser de pedras.

A capital Portoferraio

Portoferraio, capital da ilha de Elba, é muito pequeno e consegue-se visitar numa tarde. Passeie pelo centro histórico, protegido por torres e por uma fortificação, construídas na época dos Médici. E não deixe de visitar o Museu Arqueológico, que conta a história da ilha de Elba desde a sua formação até aos dias de hoje. Passe ainda pela Casa dos Moinhos (Palazzina dei Mulini), onde Napoleão morou no seu exílio. Hoje, funciona como museu.

A ilha de Capraia

Para além de Elba, existem mais seis ilhas na Toscana, sendo que Capraia é de muito longe a que que tem pontos turísticos para explorar. Localizada a noroeste da Ilha de Elba, é uma ilha maioritariamente selvagem e foi formada por duas erupções vulcânicas. A primeira ocorreu há cerca de 9 milhões de anos e a segunda há cerca de um milhão de anos. Capraia tem uma pequena cidade, com o mesmo nome da ilha, onde se destaca uma marina muito agradável. Aí encontram-se vários cafés, restaurantes e espaços de animação noturna.

Leia ainda: Córsega, uma montanha em pleno mar

No centro histórico bem conservado encontra-se o Forte São Jorge, que no entanto não se encontra aberto ao público. Foi erguido para servir como refúgio da população em caso de um ataque de piratas. A Piazza Milano é o ponto de encontro da população, com os seus cafés com esplanadas. Nesta praça destaca-se ainda a igreja de São Niccolas, construída em 1759.

Gastronomia muito para além de pizzas e pastas

Como está em Itália, pode eventualmente pensar que só vai comer pizza e pastas. Puro engano. Sim, é verdade que há muitas pizzas e pastas, mas também pode deliciar-se com alguns pratos tradicionais da Toscana. Um dos mais famosos é a Pappa al Pomodoro. Trata-se de uma sopa de tomate com pão e azeite, muito simples, mas deliciosa.

Outro prato típico é a Panzanella é uma deliciosa salada preparada com pão, tomate, manjericão, vinagre e azeite. Não deixe ainda de experimentar o Cacciuccco, um ensopado de peixes, vegetais e mariscos. Durante a preparação, os peixes são acrescentados na medida e no tempo certo de cozimento.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

08-04-2022



RELACIONADOS