Areias do Seixo, o hotel rural que alia luxo à comunhão com a natureza

Areias do Seixo, o hotel rural que alia luxo à comunhão com a natureza

Lifestyle

Areias do Seixo, o hotel rural que alia luxo à comunhão com a natureza

Aberto desde 2010, encontra-se às portas da praia da Mexilhoeira e desde a sua construção que tem como grande preocupação a sustentabilidade ambiental.

Artigo de Equipa Paraeles

29-06-2019

Procura um alojamento às portas de Lisboa num ambiente luxuoso, em comunhão com a natureza? O hotel rural Areias do Seixo, na freguesia de A-dos-Cunhados (Torres Vedras). Fica a 40 minutos da capital e é uma boa solução. Aberto desde 2010, encontra-se às portas da praia da Mexilhoeira. Desde a sua construção que tem tido como grande preocupação a sustentabilidade ambiental.

Este espaço utiliza princípios do turismo sustentável, cuja incidência assenta na eficiência energética, energias renováveis e aproveitamento dos recursos naturais. A gestão de resíduos tem por lema em primeiro lugar a redução, em seguida a reutilização e por fim a reciclagem. Por outro lado, os materiais usados na sua construção utilizaram vários recursos naturais. Inclusivamente os despojos do temporal que assolou a região em 2009, um ano antes da abertura do alojamento.

Sistema de climatização sem ar condicionado

O Areias do Seixo tem cinco tipos de quartos. Em comum a todos estão a lareira e banheira para um banho a dois e um terraço em deck onde poderá desfrutar de um fantástico pôr do sol. Os quartos não dispõem de ar condicionado. Seguindo a já referida política de sustentabilidade, o sistema de climatização utiliza a geotermia, para aquecer e arrefecer os pavimentos, tirando partido da temperatura do interior da Terra. Como se trata de uma solução passiva de climatização, a sua eficácia não é imediata, pelo que existem sempre disponíveis ventoinhas de ar fresco. Os preços por noite são entre 315 euros (época baixa) e os 495 noites (época alta).

 Restaurante usa produtos da horta

Como não poderia deixar de ser, a sustentabilidade também está presente no conceito do restaurante. Na cozinha compram-se embalagens de grande dimensão e, sempre que possível, retornáveis. Os resíduos orgânicos são reencaminhados para o centro de compostagem, dando origem a um fertilizante natural para alimentar saudavelmente os solos agrícolas.

Leia ainda: As 10 praias mais bonitas do Algarve, eleito o Melhor Destino de Praia da Europa de 2019

Na horta do hotel nascem frutas, legumes e ervas aromáticas, limpos, sem químicos, dando um sabor único aos pratos criados no restaurante. A cozinha privilegia os fornecedores da região, partilhando à mesa peixe da lota, carne do pasto e legumes, ervas e flores que crescem no jardim.

Alguns dos pratos que todos os dias constam no menu são Línguas de Bacalhau (16 euros), Favas da Horta (16 euros), Choquinhos à Algarvia (16 euros), Escabeche de Coelho com Salada da Horta (16 euros), Caldeirada de Lulas Recheadas (26 euros) e Vaca Maturada com Coração de Boi (31 euros). Está ainda disponível um menu vegetariano e sem glúten.

SPA disponível para quem não está hospedado

O Areias do Seixo também tem SPA, que funciona através de reserva, estando aberto diariamente das 10h00 às 20h00. Dispõe de sauna seca, banho turco, salas de tratamentos, sala de relaxamento e piscina exterior. Há diversos tratamentos de corpo e rosto, sendo privilegiada a massagem de tradição indiana Ayurvédica. Significa a “Ciência da Vida”, baseada nos ensinamentos ancestrais do povo hindu. Concebe o homem como parte do cosmos com o qual deve estar em equilíbrio. São usados produtos e os tratamentos usam a aromaterapia e a fitoterapia. São ainda utilizados óleos essenciais e vegetais aquecidos para proporcionar momentos de relaxamento perfeito.

Veja também: A escapadinha perfeita em Sintra

Mesmo quem não está hospedado no hotel pode usar o SPA, com acesso à sauna, banho turco e piscina exterior (na época mais quente). Para quem não está hospedado, é sugerido o pacote “Um Momento Especial”, um convite a uma massagem a dois no SPA e jantar no restaurante do hotel.

Percorra a galeria e veja as fotos do hotel Areias do Seixo.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

29-06-2019



RELACIONADOS