Portugal viveu ontem (29) um apagão como não há memória. Muitas pessoas estiveram mais de dez horas sem acesso a eletricidade, o que acaba por ter alguns efeitos na casa dos portugueses. Agora, que tudo começa a retomar a normalidade, existe uma dúvida que impera na mente de muitos portugueses. O que fazer com os alimentos que estão no frigorífico e que estiveram largas horas sem refrigeração? E no congelador? Será que precisa de deitar tudo para o lixo?
É quase certo que guarda estes alimentos no frigorífico, mas nunca o deveria fazer
Já conhece a dieta de Roger Federer?
De acordo com as orientações do Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar dos Estados Unidos da América (USDA), existem alguns dados a ter em mente. Até porque nem tudo deverá ser consumido. “Os alimentos conseguem manter-se seguros até cerca de quatro horas no frigorífico”, explica a entidade. No que ao congelador diz respeito, estando com a porta fechada, tem capacidade para manter os alimentos seguros para consumo durante um período de 24 horas. Ainda assim, a recomendação é de que guarde todos aqueles que tinha tenham cristais de gelo.
O que ainda está bom para consumo
Voltando ao frigorífico, a USDA não recomenda que consuma carnes (cruas ou cozinhadas), peixes, ovos, sopas, pizzas, leite e derivados (iogurte e queijos frescos), frutas e legumes já cortados, sumos abertos, pastelaria, molhos à base de natas e frascos de maionese já abertos. A recomendação neste caso, bem como em alimentos que apresentem cor ou odor alterados, é que descarte os alimentos. Por outro lado, existem outros alimentos que se mantém seguros para consumo mesmo estando sem refrigeração. Este é o caso de molhos ácidos como ketchup e mostarda. Bem como compotas, frutas e legumes inteiros. E ainda frutos secos, pães, bolos, manteiga, margarina, farinha e queijos curados e processados.
Fotos: Shutterstock