Estes são os antidepressivos mais populares que levam a um maior aumento de peso

Estes são os antidepressivos mais populares que levam a um maior aumento de peso

Lifestyle

Estes são os antidepressivos mais populares que levam a um maior aumento de peso

Muitas pessoas deixam de tomar antidepressivos devido ao aumento de peso.

Artigo de Bruno Seruca

02-07-2024

Um estudo da universidade de Harvard, Estados Unidos da América, dá a conhecer quais os antidepressivos, tão em voga nos dias que correm, que levam a um maior aumento de peso. Do trabalho fazem parte aqueles que são vistos como oito medicamentos bastante populares. Para o estudo foram analisados os pesos de mais de 183 mil utilizadores de antidepressivos durante, pelo menos, um período de seis meses.

Leia ainda: Estudo revela que ricos têm uma maior probabilidade de ter cancro do que os pobres

Cristina Ferreira mostra mais do que queria

Foi comparada a toma de Celexa, Lexapro, Prozac, Paxil, Wellbutrin, Cymbalta, Effexor e Zolof, que é, por exemplo, o mais prescrito nos Estados Unidos da América. Em seis meses, aqueles que tomaram Lexapro, Paxil e Cymbalta tiveram uma probabilidade entre 10 a 15% de aumentar 5% do peso inicial. Já a toma de Prozac não está relacionada com mudança de peso no mesmo período de tempo. Por sua vez, quem tomou Wellbutrin teve uma probabilidade 15% menor de ver o peso aumentar em 5%. Este antidepressivo manteve o melhor resultado quando se olhou para a marca do primeiro e segundo ano.

Consumo de antidepressivos aumenta juntos dos adolescentes e jovens adultos

Os resultados do estudo, publicados no Annals of Internal Medicine, associam os resultados do Wellbutrin à capacidade de aumentar os níveis de dopamina e norepinefrina no cérebro. Algo que está relacionado com uma melhor vigília e estado de alerta. Este medicamento é bastante popular na luta contra a depressão. Bem como no transtorno afetivo sazonal e ainda para ajudar aqueles que querem parar de fumar. Este estimula ainda o sistema central de melanocortina. Que é importante a regular o apetite, o equilíbrio energético e o peso corporal. Os resultados são dados a conhecer numa altura em que é debatido o uso crescente de antidepressivos entre os adolescentes e jovens adultos. O trabalho refere ainda que algumas pessoas tendem a deixar a medicação devido ao aumento de peso.

Fotos: Shutterstock

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

02-07-2024



RELACIONADOS