Estes alimentos ajudam a melhorar a memória

Estes alimentos ajudam a melhorar a memória

Lifestyle

Estes alimentos ajudam a melhorar a memória

Sente que se começa a esquecer de certas coisas? Fortaleça a sua memória introduzindo estes 10 alimentos na sua rotina diária.

Artigo de Guilherme André

10-10-2019

As ligações entre os neurónios é onde se concentram todas as memórias, desde a mais antiga à mais recente. Este processo é denominado neurotransmissão, ou seja, são impulsos elétricos que transportam a informação entre neurónios, dando-se a aprendizagem.

Leia ainda: Restrições de líquidos nos aviões com fim à vista

Para que tudo corra às mil maravilhas, o cérebro recorre a nutrientes como vitaminas, minerais ou proteínas. Para além disso utiliza também fontes de energia como hidratos de carbono e substâncias antioxidantes com efeitos protetores. Deste modo, é essencial realizar uma alimentação variada e equilibrada, onde deve incluir estes alimentos para que continue a ter uma boa memória.

Conheça 10 alimentos que o ajudam a melhorar a sua memória.

1 – Legumes verdes

Os legumes devem estar sempre presentes nas refeições diárias. Neste caso, as vitaminas de complexo B auxiliam a produção de energia para as células cerebrais. Para além disso, o ferro ajuda na oxigenação cerebral.

2 – Água

Beber água é também essencial. É uma das principais reguladoras do funcionamento cerebral. Mantenha-se sempre hidratado e evite problemas como fadiga, perda de concentração ou diminuição das capacidades cognitivas.

3- Pão integral

O pão integral é uma fonte de hidratos de carbono. Ao ingerir este alimento vai reduzir as quebras de concentração e memória durante as atividades que necessitem um melhor desempenho mental.

4 – Morango

A primeira fruta desta lista é o morango. Para além de ser um conhecido alimento afrodisíaco, contém flavonoides que têm uma função antioxidante. Os investigadores recorrem ao morango em vários estudos relacionados com diminuição da perda de memória.

5 – Alecrim

Esta conhecida erva aromática pode servir como tempero para alguns pratos. O seu principal papel é a estimulação cerebral.

6 – Ovo

No ovo, a mais importante característica é a gema. Esta concentra um aminoácido que desempenha um papel importante na memória e nos processos cognitivos.

7- Sardinha

A sardinha tem bons níveis de ómega 3, ou seja, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares ou degenerativas como por exemplo Alzheimer. Se comer com regularidade ajuda ainda a evitar depressão e aumentar capacidades cognitivas.

8 – Noz

Este fruto seco é essencial na aprendizagem e na formação da memória. Têm um elevado nível de ómega 3 e de antioxidantes que ajudam a proteger o sistema cardiovascular e nervoso.

9 – Vieira

As vieiras são ricas em vitaminas B12, magnésio e tritpofano. Este último, o mais importante para este caso, é composto por um aminoácido que tem um melhora a produção de serotonima. Este é um neurotransmissor responsável pela boa disposição e bom funcionamento cerebral.

10 – Leite

O leite é idêntico às vieiras contendo também tritpofano, ou seja, responsável pelo funcionamento cerebral.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Guilherme André

10-10-2019



RELACIONADOS