Cinco cuidados que precisa de ter com vários alimentos integrais

Cinco cuidados que precisa de ter com vários alimentos integrais

Lifestyle

Cinco cuidados que precisa de ter com vários alimentos integrais

Os alimentos integrais são muitas vezes associados a dietas com o objetivo de perder peso, no entanto, estes podem ter o efeito contrário.

Artigo de Guilherme André

29-08-2019

Os alimentos integrais são, para muitas pessoas, um importante factor para a perda de peso. Há quem defenda esta teoria, contudo, continuam a existir algumas contradições relacionadas com estes alimentos ricos em fibra. Para tentar acabar com as dúvidas, ou pelo menos reduzi-las, foi feito um estudo onde foram expostos cinco explicações sobre alimentos integrais.

1 – Alimentos integrais têm de ser ingeridos com moderação

É uma falsa afirmação dizer que os alimentos integrais não engordam. Tudo o que é ingerido em excesso pode provocar efeitos não desejados ou negativos quer seja pão, massa ou arroz. De facto, realizar uma dieta com demasiada fibra pode resultar num aumento indesejado de peso. De acordo com a Direção Geral de Saúde, é recomendado o consumo diário de pelo menos 25 gramas de fibra.

Leia ainda: A casa rural no Marvão que tem acesso a uma praia fluvial privada

2 – Alimentos integrais não é sinónimo de menos calorias

Como não são produtos transformados, os alimentos integrais podem até incorporar mais calorias. Ainda assim, a principal diferença é que são muito mais nutritivos ao conterem mais vitaminas. Porém, tire da cabeça que alimentos integrais são menos calóricos, isso é mito.

3 – Fibra não é o único elemento que compõe os produtos integrais

É um facto que os produtos integrais apresentam um alto teor de fibra. No entanto, isso é demasiado redutivo já que apresentam uma boa variedade de nutrientes. Neste tipo de produtos alimentares podemos também encontrar antioxidantes, ferro, magnésio, potássio ou Vitamina E.

4– Integral não é a mesma coisa que light

Um dos grandes mitos da indústria alimentar remete para os produtos light. Estes passam por vários processos de transformação, por exemplo, aquecimento a temperaturas elevadas, o que leva a uma perda de algumas propriedades naturais.

Nada disto acontece num alimento integral. A grande diferença é que estes não são processados industrialmente, ou seja, mantém a sua integridade. Assim são mantidos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. 

5 – Pão branco não é pior que pão integral

sim leu bem, o pão branco não contribui com mais calorias do que o pão integral. De facto, se olharmos para a composição dos dois tipos de pães, o branco é composto por farinha, água, fermento e sal. Já o integral, para além destes, recebe outro tipo de compostos nutritivos que podem acrescentar mais calorias.

Veja também: 10 alimentos que ajudam a controlar o apetite

No entanto, o pão integral é melhor do que o pão branco num ponto importante. Diminui a fome, ou seja, pode resultar numa menor ingestão de calorias por dia. Isto deve-se à sua composição de hidratos de carbono complexos.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Guilherme André

29-08-2019



RELACIONADOS