Dados recentes dão conta de que aproximadamente 70% dos portugueses têm valores de colesterol altos. Pessoas esses que devem evitar abusar de alimentos como manteigas, salsichas, hambúrgueres, chocolate, gema de ovo, carne de porco ou banha do mesmo animal. Até porque são opções que vão contribuir para que os níveis sejam mais elevados.
Leia ainda: É isto que tem de fazer para reduzir os níveis de gordura no sangue
Por outro lado, existem alimentos que devem ser tidos em conta. Aliás, que devem mesmo ser tratados como uma espécie de melhor amigo. É aqui que entra o feijão preto. Que é uma excelente opção para manter os níveis de colesterol controlados. Um leque de especialistas revelou ao Eat This, Not That que as fibras solúveis são uma boa ajuda para a diminuição do colesterol LDL, que é conhecido como o mau colesterol.
O que fazem as fibras solúveis?
As referidas fibras não se encontram apenas no feijão preto. Também existem na farinha, farelo de aveia, cevada e couve-de-bruxelas. Tal como nas sementes de linho, lentilhas e ervilhas. Sem esquecer um conjunto de frutas como a maçã, uva, laranja, morango, banana e citrinos. As fibras solúveis dissolvem-se na água e enquanto percorrem o trato gastrointestinal acabam por formar uma substância semelhante à gelatina. As fibras unem-se à gordura e açúcar, acabando eliminadas pelas fezes. Contribuem ainda para a sensação de saciedade. De acordo com a Organização Mundial de Saúde deverá ingerir 6 gramas de fibras solúveis por dia.
Fotos: Shutterstock