Aldeia mais portuguesa de Portugal é destaque na BBC

Aldeia mais portuguesa de Portugal é destaque na BBC

Lifestyle

Aldeia mais portuguesa de Portugal é destaque na BBC

Estação televisiva inglesa dedicou uma reportagem a uma aldeia portuguesa situada na Beira Baixa.

Artigo de Equipa Paraeles

10-04-2018

O resto do mundo está de olhos postos no nosso País. Já se sabe que Lisboa e Porto estão na moda, que as praias algarvias são um bom local para apanhar sol e que a beleza natural das nossas ilhas deixam qualquer um estupefacto. Surpreendente é o destaque dado por uma cadeia televisiva como a BBC a uma aldeia portuguesa com pouco mais de 800 habitantes.

Perdida no interior de Portugal, Monsanto (concelho de Idanha-a-Nova) é uma aldeia de uma riqueza cultural e paisagística únicas, algo que não passou despercebido aos ingleses. “A aldeia portuguesa mais invulgar” é o mote dado a uma reportagem dedicada à aldeia.

Riqueza cultural de uma pequena aldeia surpreendeu a BBC

Estamos perante um local especial, de tal modo que recebeu o título de “Aldeia Mais Portuguesa de Portugal”, em 1938. Fruto da presença de vários povos (romanos, árabes e visigodos, por exemplo) naquela região – em plena Beira Baixa – ao longo dos séculos, a riqueza cultural acaba por se destacar. É por isso que a BBC descreve a aldeia como um “autêntico museu ao ar livre”.

Mas o que mais surpreendeu a estação inglesa foi a localização de Monsanto. A aldeia está situada numa colina repleta de penedos graníticos, muitos deles fundidos com as casas. “Durante centenas de anos, os residentes desta aldeia adaptaram-se ao seu ambiente invulgar, ao construírem as suas casas debaixo, em cima ou entre gigantes penedos graníticos”, dizem na reportagem.

São ainda mencionadas na mesma reportagem a tradição de se tocar adufe e das bonecas marafonas, feitas à mão naquela região há vários séculos.

Fotos: Câmara Municipal de Idanha-a-Nova

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

10-04-2018



RELACIONADOS