Álcool pode danificar o seu fígado mesmo que não beba qualquer bebida

Álcool pode danificar o seu fígado mesmo que não beba qualquer bebida

Lifestyle

Álcool pode danificar o seu fígado mesmo que não beba qualquer bebida

Pode não tocar numa bebida alcoólica, mas ainda assim o seu corpo pode produzir uma quantidade suficiente de álcool para danificar o seu fígado.

Artigo de Equipa Paraeles

03-10-2019

As lesões no fígado são por norma associadas ao consumo excessivo de álcool, mas na verdade não precisa de beber para vir a sofrer de algumas delas. E isto porque existem certas bactérias intestinais, presentes no corpo de todos, que produzem álcool e que podem danificar gravemente o fígado.

Calcula-se um em cada quatro adultos no mundo sofra de uma doença hepática gordurosa não alcoólica (NAFLD), em que a gordura se acumula no fígado, impossibilitando a sua função, sem que seja necessário beber em excesso. A causa é, para já, desconhecida, mas um recente artigo científico publicado na revista Cell Metabolism tenta desmistificar esta condição clínica.

Leia ainda: Descubra as doenças que estão associadas ao consumo de carnes vermelhas

Um grupo de médicos chineses, do Instituto de Pediatria de Pequim, estudaram um paciente com esta doença em estado avançado. Descobriam que este ficava com o corpo com muito álcool sempre que comia alimentos ricos em açúcar. Uma curiosa condição conhecida como síndrome de auto-cervejaria (ABS). Normalmente, esta condição resulta de infeções por leveduras, mas, aparentemente, essa condição não se figurava neste paciente. E isto porque o seu corpo não reagiu à medicação anti-leveduras.

Veja o vídeo:

As lesões no fígado são por norma associadas ao consumo excessivo de álcool

Depois de uma análise profunda, os especialistas chineses descobriram que o álcool provinha de bactérias intestinais. “Ficámos surpreendidos que as bactérias pudessem produzir tanto álcool”, disse o chefe da equipa de médicos chineses num comunicado divulgado pelo EurekAlert. “Quando o corpo está sobrecarregado e não consegue decompor o álcool produzido por essas bactérias, pode-se desenvolver a doença hepática gordurosa mesmo se não beber”.

Veja também: 8 alimentos que não deve comer quando está em stress

A bactéria responsável pela criação de níveis tão altos de álcool no organismo foi identificada. Trata-se de cepas específicas de Klebsiella pneumonia, uma bactéria presente no sistema digestivo de quase toda a gente. Ainda assim, na maioria das vezes, estas bactérias produzem apenas pequenas quantidades de álcool. No caso dos doentes com NAFLD, estas bactérias podem produzir 4 a 6 vezes mais álcool.

Os especialistas descobriram que cerca de 60% de uma amostra de chineses que sofrem da doença hepática gordurosa não alcoólica têm bactérias intestinais que produzem quantidades consideráveis ??de álcool. Ainda assim, raramente suficientes para produzir sinais óbvios de intoxicação. Assim, uma em cada sete pessoas produz o suficiente para prejudicar a sua saúde. Isto sem ficar com o seu estado alterado e sem tocar em qualquer bebida alcoólica.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

03-10-2019



RELACIONADOS