Consumo de água engarrafada associado a vários problemas de saúde

Consumo de água engarrafada associado a vários problemas de saúde

Lifestyle

Consumo de água engarrafada associado a vários problemas de saúde

Cientistas alertam para a necessidade de repensar o consumo de água engarrafada.

Artigo de Bruno Seruca

26-09-2024

Costuma beber água engarrafada em plástico? Se a resposta é sim, está no momento de alterar este comportamento. Que o defende é a ciência, que alerta para o impacto negativo na saúde humana e também na do planeta. Este á o grande destaque de um artigo publicado na BMJ Global Health. E para ponto de partida podemos revelar que os números apontam para que sejam compradas um milhão de garrafas de água de plástico por minuto no planeta. Com os investigadores a defenderem que este é um número com tendência para aumentar.

Leia ainda: Este é o erro que comete todos os dias na casa de banho e que coloca a saúde em risco

Sousa Cintra e momento icónico com uma garrafa de água

Salienta o trablho que entre 10 e 78% das amostras de água engarrafada contêm contaminantes. Como é o caso de microplásticos, ftalatos (para fazer com que os plásticos durem mais tempo) e bisfenol A (BPA). É referido que existe segurança a curto prazo, permanecendo um mistério os efeitos dos contaminantes a longo prazo. “As condições de armazenamento da água engarrafada aumentam significativamente o risco de os contaminantes do plástico lixiviarem. Armazenamento prolongado e exposição a altas temperaturas ou luz solar podem fazer com que compostos químicos nocivos, como o BPA e os ftalatos, passem para a água”, alertam os autores.

Quais os efeitos para a saúde humana?

A contaminação por microplásticos está relacionada, no que à saúde humana diz respeito, ao stress oxidativo. Bem como à desregulação do sistema imunitário e a mudanças nos níveis de gordura no sangue. Por sua vez, a exposição ao BPA está a ser associada a problemas de saúde que vão da hipertensão arterial à obesidade, passando pelas doenças cardiovasculares e diabetes.

Água da torneira é uma aposta menos segura para a saúde?

De acordo com os autores do estudo, os consumidores de água engarrafada fazem-no por conforto. Ou por terem a ideia errada de que é uma água mais segura do que a da torneira. Os investigadores realçam que dois mil milhões de pessoas no mundo dependem da água engarrafada por não terem acesso (ou acesso limitado) a água potável segura.

Água da torneia ainda associada a sabor e odor desagradáveis

“Existem muitas ideias erradas sobre a água da torneira. Uma das mais comuns é a de que a água da torneira não é segura para beber devido à presença de determinados produtos químicos ou bactérias. No entanto, é importante notar que a maioria dos países de rendimento elevado e muitos países de rendimento médio seguem normas de segurança rigorosas e estritas para garantir que a água da torneira é segura para beber. Para algumas pessoas, a água da torneira pode estar ainda associada a um sabor ou odor desagradável”, salienta o co-autor do estudo, Amit Abraham, em declarações ao Público. Existe também a vertente ecológica. Pois as garrafas de plástico são o segundo resíduo mais frequente nos ecossistemas marinhos. Com uma representação de 11,9% da poluição plástica presente nos oceanos.

Fotos: Shutterstock

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

26-09-2024



RELACIONADOS