A onda de cerveja que inundou Londres

A onda de cerveja que inundou Londres

Lifestyle

A onda de cerveja que inundou Londres

Uma onda gigante de cerveja inundou a capital inglesa e tirou a vida a 8 pessoas. A cidade foi invadida por mais de 1,5 milhões de litros de cerveja.

Artigo de Hugo Mesquita

06-11-2017

Tinha tudo para se tornar uma grande piada. Uma das capitais europeias mais importantes com uma inundação de cerveja? Seria quase motivo para peregrinação, mas acabou por se tornar numa terrível tragédia, que tirou a vida a 8 pessoas. O mais impressionante? Não foi no Oktoberfest, nem na Alemanha.

O inusitado episódio aconteceu a 17 de outubro de 1814, em Londres. Quatro anos antes, a cervejaria Meux’s Brewery tinha comprado um tanque de fermentação, de madeira, com 6,5 metros de altura e uma capacidade para armazenar 600 mil litros de cerveja.

O que se esperaria ser um investimento para colher frutos no futuro, acabaria por se tornar num grande prejuízo. Quatro anos volvidos, o suporte que sustentava o tanque partiu. O tanque caiu para cima dos outros, o que fez com que todos rompessem.

No total foram derramados aproximadamente 1,5 milhões de litros de cerveja.

O impacto foi de tal ordem que as paredes da cervejaria desmoronaram e a cerveja foi expelida para as ruas da cidade. Formou uma onda gigante que destruiu duas casas e inundou grande parte do bairro de St. Giles. A tragédia tirou a vida a oito pessoas, incluindo duas crianças.

Fachada da cervejaria
A quantidade de «bebedeiras» resultantes deste triste episódio não foi contabilizada, mas estima-se que tenha sido acima de muitas.

Este episódio teve um papel importante no desenvolvimento da indústria cervejeira. Depois deste episódio começou-se a substituir os tradicionais barris de madeiras por os mais atuais, feitos de materiais mais resistentes.

Serias capaz de nadar nesta onda?

Vê mais artigos em destaque:

Conhece os seios mais bonitos do mundo

Conhece os seios mais bonitos do mundo

 

Tudo o que tens de saber sobre a Web Summit

 

Fernando Santos faz revolução sem Ronaldo

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Hugo Mesquita

06-11-2017



RELACIONADOS