9 truques para uma linguagem corporal confiante

9 truques para uma linguagem corporal confiante

Lifestyle

9 truques para uma linguagem corporal confiante

A postura e os gestos que tens podem fazer toda a diferença em qualquer relação. Aprende a ter uma linguagem corporal que transmite confiança.

Artigo de Bruno Seruca

07-03-2018

Transmitir confiança é algo que faz toda a diferença. Em todo o tipo de relações. Quer seja entre amigos, numa relação a dois ou mesmo durante a vida profissional. O que não invalida que a maioria das pessoas nem sempre tenha uma postura confiante. Por mais que digas que és uma pessoa cheia de confiança, existe uma grande probabilidade de transmitires a imagem oposta. Mas não é preciso ficares preocupado pois é fácil trabalhar a confiança. E para começar deves ter em mente que uma linguagem corporal confiante irá fazer toda a diferença. Até porque, e está provado cientificamente, a linguagem corporal tem influência na ação cerebral. Fica a conhecer nove truques que vão revelar confiança perante outros.

1 – Postura ereta
Este é o ponto de partida. E uma das principais lacunas de muitos homens. Imagina o mítico James Bond. Basicamente deves reproduzir aquilo que o agente secreto faz. Ou seja, andar direito, com uma postura ereta e ombros alinhados. Quando estás torto e com os ombros curvados para a frente, estás a transmitir uma imagem de desleixo. Isto aplica-se ao momentos em que estás em pé e também sentado.

 

 

2 – Queixo para cima
Se gostas de futebol, certamente estás recordado de algum jogo em que uma equipa perdeu, apesar da excelente exibição. No final do jogo o treinador diz sempre para levantar o queixo e olhar em frente. E isto resume este passo. Queixo levantado (sem exagerar) e olha para a frente em vez de olhares para o chão. Este ponto deve ser combinado com o anterior. Os dois são fundamentais.

 

Não deves estar sempre a olhar para baixo.

 

3 – Estabelece contacto visual
Se não estás sempre a olhar para o chão, existe uma grande probabilidade de estabeleceres contacto visual com outras pessoas. O que é positivo. Não deves ter receio de o fazer. Até porque evitar contacto visual revela insegurança. Mas também não necessitas de estar sempre a olhar para a pessoa. O meio termo é a solução. Especialistas defendem que deves passar 50% do tempo de uma conversa a olhar diretamente para os olhos da outra pessoa.

 

 

4 – Sorrir
Dizem que o sorriso é um dos nossos cartões-de-visita. E faz todo o sentido. Quando mostras o sorriso aos outros, dás a conhecer uma cara em que as pessoas podem confiar. Mostras ser sociável e agradável. Basta imaginares naquilo em que pensas quando te deparas com uma pessoa de rosto fechado, que nunca se ri.

5 – Aperto de mão firme
Muitos homens têm dúvidas em perceber o que é um aperto de mão perfeito. É verdade que não precisas de deixar a outra pessoa com dores na mão, mas também não deves ter receio de apertar a mão da pessoa que cumprimentas. Se tiveres um aperto de mão mole revelas ser uma pessoa insegura. Um aperto de mão firme é fundamental.

 

 

6 – Cuidado com os braços
As mãos e os braços conseguem ser um problema em muitas situações. Por exemplo, no momento de posar para uma fotografia, fica quase sempre a dúvida em relação ao que fazer com as mãos. Quando as pessoas estão desconfortáveis tendem a cruzar os braços. Algo que é um erro. Trata-se de uma posição defensiva que deves evitar.

 

Gesticular com as mãos enquanto falas revela confiança e ajuda a que te expresses melhor.

 

7 – Gesticula com as mãos
Imagina duas pessoas que estão a falar à tua frente. O discurso é igual mas uma gesticula com as mãos enquanto fala e a outra não. Qual parecerá mais confiante? Gesticular com as mãos é uma ferramenta útil para que te expresses melhor.

8 – Cuidado com os gestos de inquietação
Existem comportamentos que adotamos quase de forma automática e que acabam por transmitir ideias erradas. É por isso que deves evitar gestos de inquietação como bater com os dedos, abanar os pés ou coçar o rosto. Estamos a falar de sinais de nervosismo, ansiedade e inquietação.

9 – Inspira-te em homens confiantes
Se tens atletas que admiras, músicos de que mais gostas e atores que segues com atenção, também podes ter homens confiantes que te inspiram. E tantos podem ser personagens, como é o caso de James Bond, ou homens reais, como acontece com David Beckham. Se cumprires tudo isto, irás revelar ser um homem confiante.

 

 

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

07-03-2018



RELACIONADOS