8 truques para ficar com a casa arrumada e limpa em apenas 30 minutos

8 truques para ficar com a casa arrumada e limpa em apenas 30 minutos

Lifestyle

8 truques para ficar com a casa arrumada e limpa em apenas 30 minutos

Diga adeus ao stress, fique com a casa limpa e arrumada em poucos minutos e ganhe tempo para fazer o que mais gosta.

Artigo de Bruno Seruca

10-05-2018

Sejamos honestos, ninguém gosta de arrumar a casa! Qualquer pessoa trocaria as tarefas domésticas por momentos de lazer ou, caso seja possível, contrataria os serviços de alguém que arrume e limpe a casa. Mas ter a casa perfeitamente arrumada e limpa não é sinónimo de dor de cabeça. Quem o defende é Rachel Hoffman, autora do livro “Unf*ck Your Habitat: You’re Better Than Your Mess”.

A autora faz parte do grupo de pessoas que não têm paciência para arrumar a casa. E foi por isso que criou um guia ideal para todos aqueles que também não nutrem especial encanto pelas lides domésticas. E tudo tem por base a regra 20/10. Ou seja, 20 minutos de trabalho seguidos de 10 de descanso. Isto para evitar que arrumar a casa se transforme numa cansativa maratona que ninguém deseja percorrer.

Como tal, Rachel Hoffman aconselha que se façam pequenas arrumações e limpezas diariamente. Além disso, a autora tem uma lista de truques que ajudam a prevenir 75% da acumulação de sujidade e desarrumação. Sendo que, defende a autora, nenhum deles ocupa mais de cinco minutos. Prepare o bloco de notas para apontar os 8 truques que ajudam a que limpe a casa em 30 minutos.

Rachel Hoffman criou um guia para que transforma as lides domésticas numa tarefa fácil

1 – Guardar o calçado e roupa ao final do dia
Chega a casa cansado e só pensa em relaxar após mais um dia de trabalho. Atira os sapatos para um lado, a roupa para outro e tudo é deixado ao esquecimento. Se arrumar o calçado e a roupa já está a poupar. É uma questão de hábito que esta arrumação rouba-lhe poucos segundos.

2 – Arrume tudo
Este ponto podia ser uma adenda do anterior. Esqueça o monte de roupa acumulado numa cadeira, as mantas à solta pela casa e as almofadas decorativas espalhadas por todo o lado. Guarde tudo diariamente e irá poupar tempo.

3 – Lavar a louça
Depois de cada refeição em casa deixa a louça acumulada no lava louças. Até que repara que já tem um pequeno Evareste na cozinha. Lavar a louça no final da refeição é melhor. Se tiver máquina de lavar, não deixe que se acumule louça suficiente para três máquinas que depois tenta lavar de uma vez.

4 – Limpar o WC
De manhã é tudo a correr. E é o WC que mais sofre pois costuma ficar bastante desarrumado. A autora aconselha a que limpe as superfícies antes de sair de casa. E garante que ficará extrememente feliz quando regressar a casa.

5 – Compras do supermercado
Foi às compras ao supermercado e assim que chega a casa só arruma os frescos. Aplique essa ideia a tudo e trate logo de arrumar as compras antes de se dedicar a outras tarefas.

6 – Lavar roupa
A última vez que foi colocar roupa a lavar reparou que tinha largas dezenas de peças acumuladas. Não volte a cometer o mesmo erro. Lave roupa com intervalos de tempo mais curtos e tire partido dos horários mais económicos. E quando tiver a roupa lavada já sabe… arrume tudo.

7 – Fazer a cama
Já tínhamos dito que de manhã é tudo a correr. O que faz com que a cama quase nunca seja feita. Mas a autora diz que esta tarefa tem impacto no resto do dia. E bastam poucos minutos para que faça a cama.

8 – Usar tempo de espera
Outro truque diz respeito ao tempo de espera. Enquanto está a fazer algo, aproveite esse tempo de espera para se dedicar a outras tarefas. Este adiantar de tarefas irá poupar muito tempo.

Se seguir estes passos irá ficar com a casa limpa e arrumada em pouco tempo. O que fará com que possa dedicar tempo a muitas outras coisas.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

10-05-2018



RELACIONADOS