6 cuidados a ter em conta para não sofrer de fadiga visual ao volante

6 cuidados a ter em conta para não sofrer de fadiga visual ao volante

Lifestyle

6 cuidados a ter em conta para não sofrer de fadiga visual ao volante

As alterações visuais podem afetar a condução: a fadiga visual causada por uma visão reduzida pode levar à confusão e riscos na estrada.

Artigo de Equipa Paraeles

11-09-2021

A saúde visual é fundamental e tem um impacto direto na qualidade da condução. Em Portugal, segundo a Direção Geral da Saúde, estima-se que cerca de metade da população sofra de alterações visuais e que metade da população adulta padeça de erros refrativos significativos1. As alterações visuais podem afetar a condução: a fadiga visual causada por uma visão reduzida pode levar à confusão e riscos na estrada. Os checkups são fundamentais para detetar e controlar possíveis alterações visuais.

Leia ainda: 5 alimentos a evitar em períodos de maior stress

6 cuidados a ter em conta para não sofrer de fadiga visual ao volante

A catarata é uma das patologias oculares que mais afetam a condução. A catarata ocorre quando o envelhecimento natural do olho faz com que o cristalino se torne opaco, dificultando a visão, mesmo com o uso de óculos. O inquérito europeu “More to See”, realizado pela Alcon, empresa líder a nível mundial em cuidados de saúde visual, para analisar o impacto da catarata na qualidade de vida, mostra que 8 em cada 10 indivíduos com mais de 60 anos de idade, com catarata, ignoram parcial ou completamente o que é esta patologia, referindo a visão turva como o principal sintoma.

Veja também: 6 comportamentos que originam dores de cabeça

O estudo revelou também que os inquiridos se mostram preocupados com a possibilidade de a perda de visão afetar a sua independência e qualidade de vida. Outra condição visual que afeta a condução é a presbiopia. Este erro refrativo surge porque o cristalino, a lente natural do olho, torna-se menos elástica e, portanto, menos capaz de focar imagens a diferentes distâncias.

Recomendações para a saúde visual associada à condução:

1. Faça exames visuais com regularidade, pelo menos uma vez por ano. É também importante verificar a graduação, caso utilize óculos.

2. Use óculos de sol apropriados para evitar o encandeamento na estrada.

3. Evite o excesso de velocidade, que pode afetar o campo de visão e a capacidade de reação.

4. Faça uma pausa de duas em duas horas. Descansar os olhos é essencial para reduzir a fadiga visual.

5. Evite horas de pouca luminosidade, em particular se já sofrer de alguma alteração visual.

6. Após uma cirurgia ocular, siga todas as recomendações do profissional da visão, sobretudo se este recomendar uma pausa na condução durante um determinado período de tempo. A condução obriga a uma exigência visual que pode ser prejudicial para a recuperação

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

11-09-2021



RELACIONADOS