5 sinais no corpo de que está a comer demasiadas gorduras

5 sinais no corpo de que está a comer demasiadas gorduras

Lifestyle

5 sinais no corpo de que está a comer demasiadas gorduras

O consumo excessivo de gorduras pode ter efeito sérios na saúde, pelo que importa estar atento a determinados sinais que o nosso corpo possa dar nesse sentido.

Artigo de Hugo Mesquita

04-08-2020

O corpo dá-nos alguns sinais de que estamos a comer demasiadas gorduras. E por gorduras, entenda-se, não falamos apenas das saturadas, mas também as ditas saudáveis que encontramos em alimentos como abacates, peixes gordos ou frutos secos. O excesso é sempre algo a evitar, mas naturalmente que as gorduras saturadas são aquelas a que devemos ter uma maior atenção.

Leia ainda: Saiba como jantar cedo pode ajudar na sua dieta

Este tipo de “gorduras más”, presente em vários produtos de origem animal, como carnes vermelhas e laticínios, aumenta os níveis de colesterol no sangue. Há um risco de entupir as artérias, o que por sua vez fará com que aumente o risco de vir a sofrer um ataque cardíaco ou derrame.

Todos os cuidados são poucos, pelo que devemos estar atentos a determinados sinais que o nosso corpo possa dar que indiquem que estamos a consumir gordura em excesso. Sabia, por exemplo, que o mau hálito é um desses sinais? Descubra este e outros.

Veja o vídeo:

5 sinais de que estamos a comer demasiadas gorduras:

Mau hálito. Quando a gordura é a nossa principal fonte de energia, o corpo começa a produzir cetonas, que por sua vez provocam mau odor na boca.

Veja também: Sofre com insónias? Estes 4 alimentos vão ajudar

Mal-estar. As gorduras saturadas provocam inflamação no corpo que pode fazer com que se sinta inchado, mole, sem energia.

Mais peso. Está a ganhar peso e não sabe bem porquê? O motivo pode ser o consumo excessivo de gorduras que,  sendo densas em calorias, fornecem o dobro de calorias por grama que os carboidratos ou proteínas.

Veja o vídeo:

Colesterol a subir. As gorduras saturadas aumentam os níveis de colesterol no sangue. E isto, como explicado anteriormente, pode entupir as artérias e aumentar o risco de sofrer um ataque cardíaco ou derrame.

Desconforto gastrointestinal. Se dá primazia à gordura na sua dieta, provavelmente escapa-se a de alimentos como vegetais, frutas ou grãos integrais que são fontes ricas em fibras. Conhecendo o papel que as fibras têm no correto funcionamento do sistema digestivo, uma dieta fraca nestes componentes traz consequências.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Hugo Mesquita

04-08-2020



RELACIONADOS