5 dicas para passar um Natal sem stress

5 dicas para passar um Natal sem stress

Lifestyle

5 dicas para passar um Natal sem stress

O Natal pode ser uma das épocas mais bonitas do ano, mas pode também ser um verdadeiro pesadelo para quem fica com a tarefa de organizar tudo. Saiba como fugir ao stress durante esta quadra.

Artigo de Hugo Mesquita

19-12-2019

O Natal é irremediavelmente associado a um período do ano mais feliz, de paz, de estar em família. Uma altura do ano em que as pessoas colocam as diferenças de lado e se reúnem à mesa para celebrar. No entanto, ainda que a premissa seja extremamente positiva, o Natal pode também ser um verdadeiro pesadelo.

Quem nunca correu até aos centro comerciais nos últimos dias antes da consoada para comprar presentes de última hora? Certamente, deparou-se com filas e filas de pessoas que também caíram neste erro tão português de deixar as compras de natal até à última. Resultado? Um stress dos diabos.

Leia ainda: Lisboa vai ter um mercado de Natal para homens

E quem fala na compra de presentes à última hora, pode falar também nos preparativos para preparar a melhor mesa de Natal de todas, com tudo do bom e do melhor, mas que exige tempo e muita dedicação. Preparar tudo isto com o relógio a correr contra nós e com a casa cheia de visitas pode ser uma missão a desafiar o impossível. Resultado? Sim, mais stress.

Tem duas formas de contornar este problema: ou foge para uma qualquer zona do globo onde não se celebre o Natal, ou então aprende a lidar com maior facilidade aos problemas normalmente apresentados por esta altura do ano. O segredo para um Natal sem stress resume-se numa simples palavra: organização. Para aprofundar esta ideia, deixamos algumas dicas.

Veja o vídeo:

5 dicas para passar um Natal sem stress:

Planeie o Natal. A melhor dica para que passe um Natal longe do stress é programar com antecedência esta quadra. Anote – de preferência ainda em novembro – todos os presentes que tem para comprar e o que planeia fazer para a consoada. Tenha em consideração o orçamento disponível e, a partir disso, escolha já o que quer comprar.

Compras antecipadas. As compras de Natal são muito provavelmente o ponto principal de onde provém a maior camada de stress. As filas intermináveis nos centros comerciais conseguem deitar qualquer um abaixo. Contornar isto é francamente simples, apenas precisa de comprar as coisas com antecedência. E isto tanto vale para presentes de Natal como para os ingredientes que necessita para a sua consoada.

Proporcione momentos diferentes. O Natal não se resume apenas à madrugada de 24 para 25 de dezembro. Deve procurar criar um clima natalício muito antes disso e até prolongá-lo para o resto do ano. Para isso, deve proporcionar momentos diferentes junto daqueles que gosta, sejam eles amigos ou família. Por que não, por exemplo, guardar uma noite por semana para uma sessão de cinema em casa?

Veja também: Júlia Palha antecipou-se e já deu presente de Natal aos fãs

Ajudar os outros. Esta é uma época do ano que também se caracteriza por um espírito solidário como não existe em mais nenhuma outra. Esta missão de ajudar os outros, além de arrancar sorrisos a quem mais precisa, pode ser também uma forma de descompressão. Fazendo o bem, vai acabar por se sentir melhor.

Perfeccionismos de parte. Não coloque a fasquia das expectativas demasiado elevada, a ponto de não a conseguir alcançar. Isso apenas vai exigir de si um esforço mental e físico sem necessidade. Seja comedido, faça pouco, mas com dedicação e peça ajuda, pois essa também é uma forma de confraternização.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Hugo Mesquita

19-12-2019



RELACIONADOS