Durante os meses mais frios é expectável que o nosso corpo esteja mais suscetível a doenças associadas a esta altura do ano, como infeções respiratórias e vírus, que se disseminam mais rapidamente nestas condições climatéricas. Por essa razão, torna-se muito importante apostar na prevenção e, consequentemente, reforçar o sistema imunitário. Assim, o nosso organismo terá uma maior capacidade de se defender contra células estranhas e microrganismos. Para um inverno sem complicações, o Urban Sports Club apresenta 5 dicas para um sistema imunitário reforçado.
Alimentação equilibrada
Um corpo com a dose certa de nutrientes é um corpo mais bem preparado para combater qualquer tipo de ataque vindo de fora. Comer de forma equilibrada, garantindo o consumo de legumes, frutas, e cereais, evitando as gorduras saturadas e o álcool em excesso, é assim um passo essencial no reforço do sistema imunitário. Além disso, uma dieta rica em antioxidantes (substância capaz de reduzir a oxidação das células) – como tomate, morango, feijão, aveia entre outros – terá impacto no desenvolvimento de glóbulos brancos, muito importantes para a destruição de bactérias nocivas.
Leia ainda: 9 alimentos termogénicos que são bons aliados na luta contra o peso
Exercício físico regular
A atividade física regular tem benefícios no fortalecimento da resposta endógena antioxidante do corpo e atrasa o “envelhecimento” do sistema imunitário. A Organização Mundial de Saúde recomenda 30 minutos por dia de atividade física, desde intensa – como a prática de uma modalidade – a moderada – como uma caminhada por dia. Esta é uma prática essencial para um organismo pronto para resistir a qualquer ameaça.
5 dicas essenciais para reforçar o sistema imunitário no inverno
Consumo de vitaminas
Um sistema imunitário robusto requer uma variedade de vitaminas e nutrientes para fazerem o seu trabalho de forma eficaz. As vitaminas mais importantes para o reforço imunitário são as Vitaminas C, D e A. A alimentação pode ajudar a obter estes contribuintes vitais – através de alimentos como peixe, carnes vermelhas, citrinos, legumes, entre outros. No entanto, se não for possível obter estas vitaminas através da dieta diária, um suplemento multivitamínico poderá ser uma opção a ter em conta. Este deve ser aconselhado pelo médico ou nutricionista após avaliação de cada pessoa e respetivas análises.
Dormir bem e descansar
O sono tem um papel muito importante na nossa imunidade. Os especialistas afirmam que dormir frequentemente menos de 6h desarma o sistema imunitário. Sendo um processo fisiológico com características de recuperação, regulação e proteção, o sono afeta muitas funções imunitárias e produz proteínas importantes para a defesa do corpo. O número de horas aconselhado para um sono regenerador é entre 7 a 9 horas.
Hidratação
Sendo o corpo humano constituído por 60% a 70% de água, mantermo-nos hidratados é essencial ao bom funcionamento corporal. A água no corpo desempenha um papel de extrema importância no transporte de nutrientes, na eliminação de resíduos e na regulação da temperatura corporal. A quantidade de água recomendada por dia está entre os 1,5 – 3 litros.