5 bons motivos para começar a fazer sauna com frequência

5 bons motivos para começar a fazer sauna com frequência

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5 bons motivos para começar a fazer sauna com frequência

Procura um bom motivo para começar a visitar regularmente a sauna? Nós damos-lhe cinco que deverá mesmo ter em conta.

Artigo de Hugo Mesquita

22-01-2020

As saunas merecem atenções diametralmente opostas. Se por um lado há quem nunca tenha sequer ousado colocar um pé numa, há também quem não abdique de uma sessão depois dos treinos. Seja adepto de uma ou outra doutrina, o importante é saber que existem bons motivos para visitar regularmente a sauna.

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Seguindo regras simples como não ultrapassar os 15 minutos por sessão ou respeitar sempre uma temperatura entre 80° C e 100° C, potenciará os efeitos positivos que estes banhos a vapor têm no nosso organismo. Os benefícios são de tal ordem que a ida à sauna pode mesmo servir como forma de atenuar certos problemas como o excesso de stress ou até aliviar determinadas dores.

Se já tinha nos seus planos uma ida à sauna, mas faltavam-lhe bons motivos para visitar uma, este artigo é mesmo aquilo que procurava. Se por acaso faz parte do grupo dos mais céticos, coloque a desconfiança de parte por uns breves momentos e descubra quais são os benefícios, comprovados, que uma ida à sauna pode ter no nosso organismo.

Veja o vídeo:

Benefícios da sauna para o nosso organismo:

Melhora a respiração. Um estudo holandês concluiu que as doenças pulmonares obstrutivas, como a asma ou a bronquite, melhoram durante uma sessão de sauna.

Menos stress. É algo que está associado a um relaxamento e de facto acontece mesmo. Com o calor, o nosso liberta endorfinas, substâncias que estimulam o relaxamento.

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Melhora a circulação sanguínea. O nosso coração bombeia o sangue duas vez mais rápido para arrefecer a temperatura do corpo. Um estudo japonês adiantou mesmo que pessoas com problemas cardíacos melhoram o bombeamento e o fluxo sanguíneo fazendo sauna.

Alivia as dores. Um corpo quente é menos sensível às mazelas físicas. Deste modo, a dor é aliviada. Além disso, a libertação das endorfinas, referida anteriormente, também ajuda a aliviar a dor. A ida à sauna é, por isso, aconselhada a pessoas que sofrem de problemas crónicos como artrite ou reumatismo.

Aumenta a temperatura do corpo. Potencia o termómetro corporal. O organismo passa a saber responder melhor a temperaturas frias ou ao calor extremo depois de uma sessão de 10 minutos, garantem os especialistas.

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Artigo de
Hugo Mesquita

22-01-2020



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