É bastante comum guardas as sobras das refeições no frigorífico. Aliás, existem mesmo muitas pessoas que gostam de organizar a comida para vários dias da semana, armazenando as marmitas para depois aquecer no micro-ondas. Aquilo que muitos desconhecem é que existem cinco alimentos, por sinal bastante populares, que nunca devem ser aquecidos no micro-ondas. Algo que é partilhado pelo Fox News Digital e que tem por base as opiniões de diversos especialistas.
Será que saltar o jantar ajuda mesmo a emagrecer? A resposta pode surpreender
Entrámos no Palácio da Disney, em Sintra
1 – Ovos cozidos
São vistos como uma excelente fonte de proteína e tendem a ser um snack muito popular. Mas deverá comê-los frios em vez de os aquecer. “Nunca coloque um ovo cozido no micro-ondas”, alerta a nutricionista Amanda Holtzer à publicação. “Fazer isso faz com que o vapor e a pressão se acumulem na clara do ovo — e pode levar a uma erupção quando o ovo for cortado. Essa erupção pode acontecer no micro-ondas, no prato ou, assustadoramente, na boca quando morde o ovo”, acrescenta.
2 – Alimentos ricos em vitamina C
A vitamina C é solúvel em água e bastante sensível ao calor. Por isso, não deve recorrer ao micro-ondas para aquecer alimentos em que esta vitamina abunda. “Quando exposta ao calor, a vitamina C é degradada e destruída”, avisa a nutricionista. O ideal é que os consuma crus.
3 – Frango
Se tiver em conta apenas a segurança alimentar, não existe qualquer problema em aquecer frango no micro-ondas. “No entanto, de uma perspetiva de controlo de qualidade, eu recomendaria não reaquecer o frango”, defende Amanda Holtzer. “Quando o frango é armazenado no frigorífico após confecionado, as gorduras da carne podem oxidar, o que pode alterar a estrutura química do frango e, portanto, o sabor. Então, quando aquecido, qualquer humidade que estava no frango evapora, deixando o frango com sabor e textura estranhos”, argumenta. Recomendado que faça uma salada de frango ou um wrap.
4 – Peixe/frutos do mar
“Peixe é um alimento que eu recomendo que não aqueça de maneira nenhuma”, diz a nutricionista. “O calor alto do micro-ondas pode fazer com que a humidade do peixe evapore rapidamente, o que pode causar uma textura muito seca e emborrachada”, acrescenta. O mesmo se aplica aos frutos do mar. “Frutos do mar são algo absolutamente proibido para mim”, defende Jim Nuetzi, chef executivo corporativo da Valor Hospitality à mesma publicação. “É realmente difícil aquecer qualquer fruto do mar sem sofrer alguns efeitos adversos, mas reaquecer frutos do mar num micro-ondas em particular vai ressecá-los”, explica.
5 – Bife
Se vai aquecer um bife no micro-ondas pode esquecer o sabor do momento em que comeu quando foi confecionado. “Aquecer o bife pode fazer com que ele perca a textura macia e sabor, pois o calor adicional tende a ressecar a carne e torná-la dura. Além disso, o aquecimento frequentemente resulta numa temperatura irregular. Partes do bife podem ficar cozidas demais, enquanto outras permanecem frias”, termina Jim Nuetzi.
Fotos: Shutterstock