5 alimentos que são os melhores amigos do cérebro e da memória

5 alimentos que são os melhores amigos do cérebro e da memória

Lifestyle

5 alimentos que são os melhores amigos do cérebro e da memória

Uma alimentação equilibrada é fundamental para que a sua saúde não exija, à partida, grandes cuidados extra.

Artigo de Equipa Paraeles

30-12-2022

Uma alimentação equilibrada é fundamental para que a sua saúde não exija, à partida, grandes cuidados extra. E o belo e impressionante disto é que podemos adequar a nossa dieta às necessidades que o nosso corpo precisa. Naturalmente, a alimentação de um atleta terá que ser necessariamente diferente de alguém com um horário das 10 às 18 num escritório. O que todos precisamos, independentemente daquilo que façamos, é um cérebro saudável e também para isso pode contribuir uma determinada alimentação. Isto é, uma dieta com alimentos com determinadas propriedades que ajudam no bom funcionamento do nosso cérebro.

Leia ainda: Este é o motivo por que não deve beber álcool sozinho

Café

A cafeína e os antioxidantes presentes no café têm vários benefícios para o cérebro. O primeiro ajuda na concentração e ajuda-nos a nos sentir mais bem-dispostos. Os antioxidantes no café já foram associados a um risco reduzido de doenças neurológicas, como Parkinson e Alzheimer.

Mirtilos

São ricos com antocianinas, um grupo de compostos vegetais com efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes, importantes no combate ao stress e também às inflamações. Mais alguns dos antioxidantes nos mirtilos ajudam a melhor comunicação entre células cerebrais.

5 alimentos que são os melhores amigos do cérebro e da memória

Peixes gordos

Aqui os benefícios estão no ómega-3. Estas gorduras são importantes para a aprendizagem e memória. E quando faltam podem prejudicar o funcionamento do cérebro e até causar depressão. O nosso órgão principal também utiliza o ómega-3 para criar células cerebrais e nervosas.

Curcuma

Tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que pode ajudar a melhorar a memória de pessoas com Alzheimer, aumentar a produção de serotonina e dopamina e é também essencial para o desenvolvimento das células cerebrais.

Sementes de abóbora

Ricas em zinco, que é crucial para a sinalização nervosa, magnésio que é essencial para a aprendizagem e memória, cobre que ajuda a controlar os sinais nervosos e também ferro que, quando está em falta no organismo, pode prejudicar o funcionamento do nosso cérebro.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

30-12-2022



RELACIONADOS