5 alimentos que ajudam a combater a depressão

5 alimentos que ajudam a combater a depressão

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5 alimentos que ajudam a combater a depressão

A depressão é uma doença que apresenta uma variedade de sintomas, como perda de interesse, baixa autoestima, apatia, alterações de humor e tristeza persistente, distúrbios de sono e do apetite, entre outros.

Artigo de Equipa Paraeles

06-08-2022

A depressão é uma doença que apresenta uma variedade de sintomas, como perda de interesse, baixa autoestima, apatia, alterações de humor e tristeza persistente, distúrbios de sono e do apetite, entre outros. Pode parecer que comida e depressão não têm nada a ver mas na verdade existe uma ligação direta que pode atenuar estes sintomas. Há quem diga que nós somos aquilo que pensamos e aquilo que comemos. E, embora não seja por si só suficiente para tratar este transtorno, uma alimentação saudável e equilibrada proporciona uma série de benefícios para contornar os estados depressivos.

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São várias as ferramentas ao nosso alcance que nos permitem atuar na primeira linha do cuidar de nós próprios e dos nossos filhos, agindo em consciência e responsabilizando-nos pela nossa saúde mental e bem-estar e pela forma como cada um de nós quer, pretende e escolhe viver. Há alimentos que devemos evitar e outros, que são excelentes aliados à saúde. A maioria são frutos e vegetais mas há outros a considerar. A melhor parte é que todos eles são saborosos, versáteis e saciantes.

Fique a conhecer 5 alimentos que ajudam a combater a depressão

Mel

A glicose que se encontra no mel, quando é ingerida, manda o cérebro parar de produzir orexina, um químico responsável pelo nosso estado de excitação, atenção e apetite. Mas não exagere. Basta comer apenas duas colher de chá de mel por dia.

Aveia e centeio

São ricos em fibra solúvel, que reduz o risco de doenças cardíacas, para além de retardar a libertação do açúcar no sangue. São também ricos em proteína, que fornece energia e promove o fortalecimento muscular. Três colheres de sopa por dia é suficiente.

Frutas

Melancia, abacate, mamão, banana e limão. Estes frutos são ricos em fibras, auxiliam no alívio de problemas intestinais, garantem o bom sistema nervoso e têm também o poder de dar grandes quantidades de energia. O consumo de três a cinco porções por dia é o recomendado.

Hortaliças verdes

As hortaliças como espinafres, brócolos e alfaces previnem eficazmente os transtornos mentais, incluindo a depressão e a ansiedade. São alimentos ricos em folato, uma vitamina importante para a saúde cardiovascular e do sistema nervoso. Mas atenção, não deite os talos fora. Existem diversas substâncias nos talos e nas folhas que atuam como calmantes naturais.

Leite e iogurte desnatado

Para além de serem excelentes fontes de cálcio, eliminam a tensão e combatem a depressão. Isto porque reduzem e controlam não só o nervosismo como também a irritabilidade. O indicado são duas a três porções por dia.
Nota: Não é recomendado para pessoas com estômago sensível. Saiba mais aqui.

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Artigo de
Equipa Paraeles

06-08-2022



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