Se não resiste a queijo, certamente que já terá ouvido alguém dizer que não deverá abusar desse alimento pelas mais diversas razões. Por outro lado, existem vozes que se unem na luta contra a má fama do queijo. Como é o caso de Frances Largerman-Roth que defende que o queijo é um alimento muito rico do ponto de vista nutritivo, com destaque para as proteínas e cálcio. Opinião que partilhou no livro Eating in Color.
Independentemente de tudo isto, poderá ficar a saber quais os queijos mais saudáveis. O site Mindbodygreen esteve à conversa com diversos especialistas com o objetivo de descobrir quais os queijos mais saudáveis. Fique a conhecer aqueles que ocupam os quatro primeiros lugares da lista dos mais saudáveis.
Junte-se a nós no Instagram
Queijo de cabra
Um dos destaques é a menor quantidade de lactose. O que faz com que seja uma boa opção para os intolerantes à lactose. Além disso, existe uma elevada probabilidade de não causar desconforto a nível gastrointestinal devido à riqueza em caseína. É também uma boa fonte de vitamina A. Que é ótima para fortalecer o sistema imunitário. Convém ainda salientar as propriedades antioxidantes.
Mozzarella
É um dos mais populares entre grande parte dos consumidores. O realce vai para a textura suave, leitosa e húmida. O teor de cálcio é muito curto, quando em comparação com outros queijos. Tem 15% da dose diária recomendada de cálcio.
Leia ainda: 8 alimentos saudáveis que devem ser comidos crus
Parmesão
É pobre em lactose, rico em proteína, cálcio e fósforo e tem um sabor rico em umami. É uma boa opção para desportistas e pessoas com estilos de vida ativos.
Cheddar
Mais uma boa escolha para aqueles que são intolerantes à lactose. Além disso, é uma ótima fonte de vitamina K2. Esta ajuda a evitar que se acumule cálcio nas artérias que rodeiam o coração. Resumindo, é um queijo que ajuda a evitar o aparecimento de doenças cardíacas.
Fotos: iStock by Getty Images