O pequeno-almoço é muitas vezes apontado como a mais importante refeição do dia, mas isso não significa que se devam cometer alguns excessos. É importante, claro, para ter mais energia durante o dia, mas é importante saber o que comer e, mais importante ainda, saber o que não comer. Afinal, o que deve ser um pequeno-almoço ideal? As gorduras em demasia, por exemplo, atrasam o transporte de oxigénio pelo corpo e a digestão. Por outro lado, alimentos ricos em proteína magra e abundantes em fibra aumentam a saciedade. Karolina Miskiewicz, professora na Universidade de Tecnologia de Lodz, na Polónia, escreveu um artigo sobre o tema em que revelou alguns alimentos que são particularmente comuns na mesa à hora do pequeno-almoço e que devemos procurar evitar.
Veja o vídeo:
Alimentos que não deve comer ao pequeno-almoço:
Iogurtes. Em questão aqui estão os iogurtes com aromas que, embora possam parecer inofensivos, podem ser ricos em açúcares adicionados e calorias. Investigue bem o rótulo e opte por aqueles que são abundantes em proteína e probióticos. Os iogurtes naturais devem ser uma prioridade.
Batidos industrializados. Tal como os iogurtes, os batidos podem ser uma boa opção para o seu pequeno-almoço, mas apenas se forem naturais. Os batidos industrializados têm, regra geral, um elevado teor de açúcar e são pobres em nutrientes.
Veja também: Estes três comportamentos são um pedido de ajuda do seu cão
Barras de cereais. São práticas, é verdade, mas a maioria destas barras de cereais garantem no rótulo serem ricos em proteína e fibra, mas na verdade muitos deles estão “carregados” de químicos e açúcar. Mais uma vez, é importante estar atento ao rótulo.
Pão. O pão branco não contém nada mais do que açúcar e glúten. Além disso, se notar, depois de o consumir, sentirá que estará novamente com fome.