3 dicas para verificar os amortecedores antes de viajar

3 dicas para verificar os amortecedores antes de viajar

Lifestyle

3 dicas para verificar os amortecedores antes de viajar

Se for viajar de automóvel, é importante prepará-lo previamente para o percurso. A segurança do carro passa por cuidar dos seus elementos mecânicos.

Artigo de Equipa Paraeles

13-02-2020

Muitas vezes, os amortecedores passam despercebidos, pois não estão à vista, como os pneus. Com o tempo e os quilómetros acumulados, os amortecedores perdem eficácia e precisam de ser substituídos. Caso contrário, podem causar o desgaste de outros componentes do veículo e, portanto, comprometer a segurança e a carteira dos seus ocupantes.

O papel dos amortecedores é impedir que as rodas saltem ao passar em superfícies irregulares, uma consequência que aumenta a dificuldade dos travões e, principalmente dos pneus, de desempenharem a sua função adequadamente. Pode comprar novos amortecedores ou outras peças de automóvel neste site autopecas24.pt. Existem várias dicas para uma boa manutenção dos amortecedores. Recomenda-se prestar especial atenção ao chamado triângulo de segurança composto por pneus, travões e suspensão.

Revisões preventivas

É importante seguir os prazos estabelecidos pelo fabricante e pela oficina para verificar o funcionamento correto dos 3 elementos vitais do amortecimento: guias de fricção, vedantes e óleo. As guias de fricção garantem que os seus componentes se movem sem obstruções; o óleo é responsável por executar a resistência hidráulica da suspensão e manter a eficácia do sistema; e os vedantes garantem a estanquidade do sistema, para que o óleo não se perca ou seja contaminado. Esses três componentes trabalham juntos e estão expostos a uma deterioração adicional que pode afetar o funcionamento normal da suspensão.

Diferenças entre condutores

As suspensões e sua manutenção são consistentes com o uso que damos ao carro. Podemos ser o condutor comum, aquele que usa o seu veículo para fins quotidianos, e o condutor avançado, aquele que procura uma condução mais exigente e desportiva. No primeiro caso, os utilizadores podem seguir as instruções do fabricante ou da oficina para fazer as revisões, mas no segundo caso, as revisões devem ser anuais.

Atenção aos primeiros sintomas de desgaste

Existem diferentes sintomas que nos dão pistas sobre o mau funcionamento dos amortecedores. O desgaste dos pneus é o mais comum: se a suspensão não funcionar em sintonia com a pressão dos pneus do seu veículo, ela não estará a funcionar corretamente e o desgaste será irregular, diminuindo a sua vida útil, afetando a segurança e a carteira do condutor.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

13-02-2020



RELACIONADOS