Um estudo recente dá a conhecer que aproximadamente 41% da população do Reino Unido ressona. E esta realidade, com maior ou menor percentagem, será comum a muitos outros países, como é o caso de Portugal. E se muitos se sentem incomodados com o ressonar, também ninguém gosta de dividir cama com alguém que ronca de tal maneira que dormir é quase uma missão impossível.
Leia ainda: Se adora dormir, este é o seu emprego de sonho
De modo a atenuar esta situação, Suzy Readind, uma especialista em sono, partilha com o Daily Star três dicas que vão ajudar a que deixe de ressonar. Bem como aquilo que deverá ser feito por aqueles que partilham cama com alguém que ronca durante o sono. “O ronco pode ser provocado por uma série de fatores que fazem com que a sua língua, boca, garganta ou as vias aéreas do nariz vibrem enquanto respira. Quando essas partes do corpo se estreitam durante o sono, ocorre o ronco”, explica.
Consumo de bebidas alcoólicas aumenta a tendência de ressonar
1 – Cuidado com o estilo de vida
Excesso de peso, tabagismo, desidratação e consumo de bebidas alcoólicas é algo que pode aumentar a tendência de ressonar. Por isso, adote hábitos saudáveis.
2 – Analise o ambiente de sono
Pó e pólen são duas coisas que podem fazer com que ressone. Principalmente se sofrer de alergias. Lave a roupa da cama com regularidade e aspire o quarto frequentemente. Tomar banho antes de ir dormir também é uma boa ideia.
3 – Experimente dormir de lado
Dormir de lado é algo que faz com que reduza a probabilidade de ressonar. Tudo porque estará a diminuir a compressão das vias respiratórias. Tenha atenção em relação à almofada, que deverá ter a altura certa para que a cabeça mantenha um alinhamento neutro com a coluna. Uma má opção pode provocar dores e gerar desconforto durante o sono.
Dicas para quem partilha cama com alguém que ronca
A especialista partilha ainda dicas que podem ser usadas por pessoas que dormem ao lado de alguém que ronca. Como é o caso do uso de tampões para os ouvidos. Caso não funcione, Suzy recomenda que experimentem dormir em quartos separados durante algumas noites. Aconselhando ainda que a pessoa se concentre em algo que a acalma. Podendo ainda fazer exercícios de respiração. Como uma inspiração de cinco segundos seguida de uma expiração com o mesmo tempo.
Fotos: Shutterstock