3 bebidas muito populares que podem colocar a saúde em risco

3 bebidas muito populares que podem colocar a saúde em risco

Lifestyle

3 bebidas muito populares que podem colocar a saúde em risco

Existem três bebidas que são bastante apreciadas pelos consumidores, mas que também podem ser muito perigosas para a saúde.

Artigo de Bruno Seruca

31-01-2022

Existem bebidas que são bastante populares e que estão na moda. Este é o caso das bebidas vegetais de aveia, amêndoa e soja. Que se destacam pela produção com recurso à adição de água a alimentos triturados. Mas será que estamos perante uma excelente opção em comparação com o leite? A resposta é dada por Ian Givens, diretor do Instituto de Alimentação, Nutrição e Saúde da Universidade de Reading, em Inglaterra.

Leia ainda: 5 dicas para trocar os excessos alimentares por um estilo de vida saudável

O especialista não aconselha o consumo destas bebidas. Tudo por causa do reduzido valor proteico das três. Foi numa conferência online que Ian Givens salientou que as pessoas que consomem estas bebidas podem estar a colocar em causa a ingestão de proteínas de elevado valor biológico com todos os aminoácidos essenciais. Até porque estamos a falar de bebidas que não se assemelham ao leite de vaca, sobretudo no teor proteico.

“Têm existido uma série de casos muito específicos em que crianças pequenas passaram a consumir estes produtos e desenvolveram uma espécie de deficiência de proteínas”

“Têm existido uma série de casos muito específicos em que crianças pequenas passaram a consumir estes produtos e desenvolveram uma espécie de deficiência de proteínas. Algo que não seria de esperar nas sociedades ocidentais”, explica em declarações citadas pelo The Sun. É ainda destacado que metade das mulheres com idades entre os 11 e 18 anos não estão a ter o recomendado nível de ferro. Nutriente que é essencial à saúde. No que aos homens diz respeito existe uma percentagem de 11%.

Ian Givens salienta ainda que o leite é uma das melhores fontes de iodo. E que também está presente em peixes e mariscos. O especialista alerta também que a deficiência de iodo pode ser bastante preocupante para jovens mulheres que estão prestes a entrar na idade reprodutiva. Isto porque é fundamental para a saúde do feto. Isto sem esquecer que tanto o cálcio como o magnésio são importantes para o desenvolvimento ósseo.

Fotos: Shutterstock

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

31-01-2022



RELACIONADOS