Está aí a época dos caracóis. Aliás, o Júlio dos Caracóis, uma das mais afamadas casas lisboetas dedicadas a este petisco, já assinalou a abertura da época dos caracóis. O que faz com que comece a ser muito comum encontrar grupo de amigos numa esplanada a saborear o snack que é amado por uns e odiado por outros.
Leia ainda: 4 alimentos calóricos que ajudam a emagrecer
Dizem que Joana Araújo tem o melhor rabo da TVI
Embriões de pato e tarântulas são apenas alguns petiscos bastante apreciados em alguns países
É que se existem aqueles que não passam sem uma boa caracolada, há quem considere que os moluscos são no mínimo esquisitos. O que faz com que não os consigam comer. Existem ainda países que olham de lado para este hábito gastronómico comum a muitos portugueses. Mas se acha que os caracóis são esquisitos, entre na galeria e descubra as 10 iguarias que temos para lhe dar a conhecer.
Siga o ParaEles no Instagram
1/11
Descubra 10 petiscos mais estranhos do que caracóis
2/11
Bolachas de vespa | A nossa viagem tem início no Japão. Porque é por lá que existe o hábito de comer bolachas de vespas e insetos dos quais passamos a vida a fugir com receio que nos piquem. Se visitar a cidade de Omachi poderá experimentar as famosas bolachas locais.
3/11
Libelinha | É uma iguaria bastante popular na China e na Indonésia. Pode ser cozida ou frita e quem prova diz que é bom.
4/11
Tarântulas | Mais um snack que chega da Ásia e que podia ser digno de um filme de Indiana Jones. É no Camboja que se comem tarântulas fritas. O segredo de preparação passa por não retirar os ovos ou excrementos das aranhas gigantes.
5/11
Balut | É nas Filipinas, China, Camboja e Vietname que o Balut é bastante apreciado. Trata-se de um prato feito com ovos de pato, com embriões parcialmente desenvolvidos que são cozidos. Um dos benefícios é o alto teor de proteínas.
6/11
Lutefisk | Desenganem-se aqueles que pensam que só existem pratos esquisitos na Ásia. Prova disso é o Lutefisk, uma iguaria norueguesa. Peixe velho e soda cáustica são os ingredientes desta comida que também tem fãs nos Estados Unidos da América, Finlândia e Suécia.
7/11
Muktuk | Na Gronelândia praticamente todos gostam de Muktuk. Tem nome de viatura turística de Lisboa mas é um prato feito de pele de baleia fatiada e salgada que é consumida crua.
8/11
Shiokara | Estamos de volta ao Japão, onde nenhuma iguaria é estranha. Indo direto ao assunto, trata-se de um snack feito com o intestino da lula que é temperado com o suco gástrico do animal.
9/11
Vinho de cobra | Não é uma comida mas também não pode comer em seco tudo aquilo que já lhe demos a conhecer. Vinho de cobra é muito famoso na China e no Vietname. Não tenha receio de experimentar que o álcool neutraliza o veneno da cobra e até dizem que aumenta a virilidade.
10/11
Shirako | Entrámos no domínio das sobremesas. É do Japão que chega a Shirako, que é feita à base de sémen de peixe.
11/11
Akutak | O verão está aí à porta e nessa altura sabe sempre bem um gelado. E este chega do Alasca. Chama-se Sorvete de Esquimó e é feito com gordura de rena, óleo de foca, restos de peixe e neve fresca.
Siga o ParaEles no Instagram