Stephen Hawking: Morre um mito dos nossos tempos

Stephen Hawking: Morre um mito dos nossos tempos

Fama

Stephen Hawking: Morre um mito dos nossos tempos

Morre um dos nomes mais consensuais dos nossos tempos. Para lá da mente brilhante, Hawking foi também um ícone da cultura pop.

Artigo de Hugo Mesquita

14-03-2018

Morreu Stephen Hawking. O físico britânico morreu na madrugada desta quarta-feira, aos 76 anos, na sua casa em Cambridge, Inglaterra, anunciou o porta-voz da família. Em comunicado, os filhos do cientistas, Lucy, Robert e Tim, reagiram à morte do pai: «O nosso pai foi um grande cientista e um homem extraordinário, cujo trabalho e legado viverão por muitos anos», pode ler-se no documento.

Morre um dos nomes mais consensuais e incontornáveis dos nossos tempos. Para lá da reconhecida mente brilhante de Hawking – considerado por muitos como o melhor físico pós-Einstein – é também um ícone da cultura pop, tendo contado com várias aparições em série de culto, como os «Simpsons», «Star Trek» e «Teoria do Big Bang», para além de ter feito a voz digital da música «Keep Talking», da banda Pink Floyd.

 

Hawking estava confinado a uma cadeira de rodas, totalmente paralisado, há vários anos, devido ao diagnóstico de  Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), aquela doença que inspirou o famoso «Ice Bucket Challenge». O físico foi diagnosticado com a doença quando tinha 21 anos. Na altura, os médicos davam-lhe um máximo de 3 anos de vida – Hawking viveu mais 55.

Curiosamente, Stephen Hawking nasce a 8 de janeiro de 1942, precisamente 300 anos depois da morte de Galileu Galilei e morre hoje (14 de março) no dia do nascimento de Albert Einstein.

Estudo dos buracos negros foi um dos principais trabalhos de Hawking

O cientista dedicou a vida a tentar desvendar os principais mistérios do Universo. Neste capítulo, destaca-se o estudo dos buracos negros, tema que lhe valeu um bestseller: « Uma Breve História do Tempo: do Big Bang aos Buracos Negros».

Stephen Hawking foi uma das surpresas da última edição da Web Summit, em Lisboa. O cientista participou na conferência de tecnológica, através de uma mensagem vídeo, onde discursou sobre os perigos da Inteligência Artificial.
A vida do homem da mente brilhante foi passada para o grande ecrã, em «A Teoria de Tudo». O papel do cientista foi interpretado por Eddie Redmayne e valeu ao ator o «Oscar de Melhor Ator», em 2015. Este filme é uma boa forma de conheceres melhor a vida de Hawking, podes ver o trailer em baixo:

 

Foto: Reprodução Instagram

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Hugo Mesquita

14-03-2018



RELACIONADOS