El Chapo junta-se aos presos mais famosos do mundo na prisão mais segura dos Estados Unidos

El Chapo junta-se aos presos mais famosos do mundo na prisão mais segura dos Estados Unidos

Fama

El Chapo junta-se aos presos mais famosos do mundo na prisão mais segura dos Estados Unidos

El Chapo, o narcotraficante que os EUA consideram o maior criminoso do século XXI, foi condenado a pena de prisão perpétua mais 30 anos.

Artigo de Bruno Seruca

18-07-2019

Nasceu Joaquín Guzmán Loera, mas o mundo do narcotráfico conhece-o como El Chapo. A história de vida do mexicano, hoje com 62 anos, já deu origem a séries e filmes. Que podem ganhar novos capítulos com inspiração naquilo que acaba de acontecer ao narcotraficante. El Chapo foi condenado a prisão perpétua e mais 30 anos por um tribunal de Nova Iorque. Terá ainda de pagar uma indemnização de 11,2 mil milhões de euros.

Ao longo da vida criminosa, El Chapo transportou droga em submarinos, corrompeu políticos e polícias, matou, torturou e ainda conseguiu fugir de duas prisões de alta segurança. Ingredientes mais do que suficientes para que os Estados Unidos da América o descrevam como “o maior criminoso do século XXI”. O julgamento do antigo líder do cartel de Sinaloa teve início em novembro do ano passado e os 12 jurados do Tribunal Federal de Brooklyn não tiveram dúvidas em considerá-lo culpado dos crimes de tráfico de droga, branqueamento de capitais, posse de arma ilegal e participação criminal no cartel de Sinaloa. Isto para mencionar apenas alguns crimes pois também foi acusado de matar diversas pessoas.

El Chapo já fugiu duas vezes de prisões de alta segurança

Foi em 1993 que El Capo foi preso pela primeira vez. Passou oito anos atrás das grades até que fugiu da prisão Mexicana onde estava encarcerado. É depois desta fuga que passa a liderar o famoso cartel. Em 2014 é novamente detido. Volta a fugir, através de um túnel de 1,5 quilómetros. Desta vez só esteve seis meses a monte. Capturado em 2015, acabou extraditado para os Estados Unidos da América em 2017. Ainda que não tenha sido mencionado o local onde irá cumprir pena, a Reuters avança que El Chapo passará a ser o preso mais famoso da Penitenciária de Segurança Máxima em Florence, no Colorado. Este estabelecimento prisional é conhecido como ADX Florence, a prisão norte-americana mais segura.

Em funcionamento desde 1994, ninguém conseguiu evadir-se deste espaço. Também conhecida como Alcatraz das Montanhas Rochosas, conta com 376 prisioneiros, muitos deles famosos. Como é o caso do bombista Unabomber Ted Kaczynski e o co-conspirador do 11 de setembro, Zacarias Moussaoui. A estes junta-se o autor do atentado à bomba contra o edifício de Oklahoma City, em 1975, o “bombista do sapato” Richard Reid. E ainda Dzhokhar Tsarnaev, um dos irmãos que participou no atentado da Maratona de Boston, em 2013, e Ramzi Yousef, do atentado contra o edifício do World Trad Center, ocorrido em 1993.

23 horas por dia fechado numa cela

El Chapo terá a mesmas rotinas de todos os outros. Irá passar 23 horas por dia fechado na cela, em regime de solitária. Esta tem apenas uma pequena janela, de 107 centímetros de altura, voltada para cima, de modo a que possam ver apenas o céu. Os detidos podem ver televisão nas celas, tendo ainda acesso a programas educativos e serviços religiosos.

Leia ainda: Há novas teorias sobre os crimes brutais de Charles Manson

Ao estilo do que acontecia com Pablo Escobar na Colômbia, também no México há que olhe para El Chapo como uma espécie de herói. Um Robin Hood admirado pela população de Sinaloa. Uma descrição que nada tem a ver com aquela que é feita pelos investigadores dos Estados Unidos que apelidam o narcotraficante de homem agressivo e impiedoso, “pronto para a guerra com os rivais e com quem considerasse traidor”. “Guzmán empregava sicários, ou assassinos, que levaram a cabo milhares de atos de violência, incluindo mortes, assaltos, raptos, tortura e assassínios para promover e reforçar o seu prestígio, reputação e posição”, pode ler-se.

Fotos: Reuters

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

18-07-2019



RELACIONADOS