Começou a trabalhar em televisão aos 19 e não parou até aos 42. Agora, aos 45 anos, Bárbara Norton de Matos fala na profissão de atriz no passado. Numa entrevista ao podcast N’A Caravana, a sensual loura abre o jogo sobre o desemprego no que à representação diz respeito e, bem ao seu estilo, não deixa nada por dizer. Após fazer parte do elenco de 19 anos, Bárbara Norton de Matos viu-se sem trabalho. “Aos 42 anos, foi assim o grande baque”, desabafa.
Leia ainda: Georgina Rodríguez alvo de duras críticas: “Perdeu completamente a noção”
“De repente fiquei sem trabalho na televisão. Eu também, se calhar, estava um bocadinho mal habituada. Porque eu estive 12 anos com um contrato de exclusividade com a TVI e, quando saí da TVI, fui para a SIC e na SIC não tinha contrato de exclusividade, mas, realmente, fui sempre tendo trabalho, novela atrás de novela. E, antes de acabar uma novela, eu já sabia que ia fazer outra. Por isso, estava sempre segura. Fui muito organizada com dinheiro”, conta. “Hoje em dia, falo disto com muita leveza, mas, realmente, foi uma altura muito complicada, porque, realmente, ficar sem trabalho de um dia para o outro e receber ordenado. E, como toda a gente sabe, nós não temos direitos a nada”, acrescenta.
“Porque senão ia ficar uma ressabiada”
Bárbara Norton de Matos defende ainda que “não há explicação” para o que lhe aconteceu, ao mesmo tempo que refere ter sido “uma sorte ter gravado tanto tempo e tantas vezes. Conta ainda por que prefere olhar para o lado positivo. “Porque senão ia ficar uma ressabiada e, quando nós ficamos com ódios e começamos a vitimizar e a culpa é deste e é daquele e vou odiar, não vais para a frente. Não dá, nem consegues pensar e ficas com essa revolta que ficas com tudo nublado no teu cérebro, nem consegues pensar em nada”, diz. “Tens de fechar e pensar assim: ‘Isto não é uma coisa pessoal. Isto acontece’. Há atores que não tiveram a sorte que eu tive”, argumenta. Mas sem esconder que chorou muito após ficar no desemprego.
“Foi sentir-me completamente descartável”
A antiga atriz da TVI e da SIC lamenta ainda que não seja aproveitada a faixa etária em que está. “Sei lá, podia ser mãe da [Margarida] Corceiro, que é loirinha de olhos azuis. Aí, podia mesmo ser mãe dela na vida real. Mas não sei… eu acho que não é nada pessoal, isto é cíclico e, realmente, foi uma forma positiva de ver, mas demorou algum tempo”, desabafa. Bárbara Norton de Matos conta ainda quando é que sentiu que ia deixar de trabalhar como atriz na SIC. “Tinham-me falado que, em princípio, ia entrar na próxima temporada da novela que eu estava a fazer na altura. Eu estava a contar com isso, por isso é que foi um bocadinho um choque maior. Eu estava a contar que ia entrar nesta temporada e tinham falado comigo que eu ia entrar”, conta.
Só que não foi bem assim. “E, de repente, começam a gravar e ninguém me diz nada. Achei um bocadinho falta de noção. Ninguém me disse nada, nem avisaram que eu não ia entrar, que não estavam a contar comigo. Ou seja, eu estava a contar com aquilo e ninguém me avisou. Quando eu tento ligar para tentar perceber, ninguém me dá uma justificação. Ou seja, foi sentir-me completamente descartável, vou ser sincera. Foi um desamparo gigante. Fiquei triste”, critica.
“Não sei se sei fazer mais alguma coisa além de ser atriz”
Após recorrer a terapia, Bárbara Norton de Matos apostou no seu negócio. “Começares um emprego aos 42 anos não tem nada a ver do que teres ficado no desemprego. Aliás, porque eu tirei um curso superior de Comunicação Empresarial e houve uma altura como atriz que ponderei: ‘Será que vou continuar a ser atriz? Será que faço carreira noutro lado porque é mais seguro?’. Porque sabia que havia uma instabilidade como atriz e, se calhar, não ia ser sempre assim e, realmente, não foi”, refere. “Comecei a pensar: ‘Eu não sei se sei fazer mais alguma coisa para além de ser atriz’. Eu sou atriz há tantos anos que o que é que eu vou fazer agora? O meu curso está completamente desatualizado. Vou estudar outra vez? Também foi uma opção. Ainda tirei um curso de Coaching Avançado, ainda me meti a fazer viagens. Fui fazer uma viagem sozinha, que foi a aventura da minha vida. Fui para o Vietname, de mochila às costas, um mês. Foi uma experiência de desenvolvimento pessoal gigante”, diz.
O que é preciso para voltar à representação
E será que Bárbara Norton de Matos poderá voltar à televisão? “Neste momento vou ser muito sincera, tinha de ser um papel realmente com o qual me identificasse muito. Gostava de fazer de má. Uma vilã à séria, que nunca fiz. E gostava de ter um desafio à séria”, assume. Ainda assim, não faz grandes planos neste sentido. “Tive de aceitar olha, não vou ser chamada. E vai ser assim. Prefiro não criar expectativa nenhuma, não estar à espera, porque é um sufoco estar sempre à espera que alguém mande uma mensagem ou de um telefonema e acabas por não fazer metade das coisas, porque estás sempre à espera. Por isso é que digo que era atriz, porque não estou à espera, eu já não tenho expetativa. Zero expetativas em relação a ser atriz e zero tristeza”, termina
Percorra a galeria e veja mais fotos de Bárbara Norton de Matos.
Fotos: Reprodução Instagram