Já quase todos nós assumimos o papel de disc-jockey em algum momento da nossa vida. Mas há quem leve a arte de escolher música muito a sério. Tanto que é uma profissão para muitas pessoas. Sendo que também existem pessoas para quem se trata de um hobbie que acaba por ganhar destaque, passando a ser uma segunda profissão, como é o caso da atriz Ana Marta Ferreira que está a aprender a ser DJ.
Leia ainda: Sara Santini: “Onde há portugueses a festa é garantida”
E se existem homens portugueses que se destacam nas pistas de dança nacionais e internacionais, existem várias mulheres que estão ao mesmo nível deles. O paraeles escolheu 19 Djs portuguesas que nos dão música e não só. Porque, verdade seja dita, com elas as pistas de dança ganham outra beleza.
É um regalo ver a portuguesa Inês Rodrigues a fazer desporto. Veja o vídeo
Tal como acontece com Ana Marta Ferreira, existem muitas mulheres que estão a dar os primeiros passos enquanto DJ. Mas também existem outras que são já grandes nomes da indústria e que contam com um passado recheado de sucessos. Um dos exemplos é a famosa DJ Poppy, que deu os primeiros passos ainda nos anos 90, no Alcântara Mar. A misteriosa papoila já conquistou diversos prémios, sendo uma inspiração para novos talentos. Outro nome forte é Kika Lewis, que deu início à carreira de DJ em 1996 quando tinha apenas 11 anos. Já atingiu um patamar que faz com que seja requisitada para as grandes festas internacionais. O talento da DJ fez com que fosse eleita a melhor DJ feminina nacional em diversas ocasiões.
Paixão que passa a profissão
Existem também exemplos de mulheres para quem a música foi promovida de paixão a profissão. Em tempos empresária, há muito que Rita Egídio assumiu o papel de Rocky G, uma DJ que tem conquistado o seu espaço, atuando em diversas festas. Também Isabel Figueira, cada vez mais focada na carreira de atriz, transformou o gosto pela música numa profissão. É comum encontrar a atriz em diversas festas, como aconteceu na última edição do festival Rock in Rio. Conhecida por muitos portugueses por participar, enquanto decoradora, no programa “Querido, Mudei a Casa”, Marta Liliana é conhecida nas pistas de dança por MissLyl. DJ desde 2006, Marta Liliana destaca-se pelo cunho distinto e original que se destaca em cada performance.
Novos nomes para o futuro
Quanto ao futuro, existem vários nomes que começam a surgir e a destacar-se no panorama nacional. E neste sentido é impossível não falar de Evelina Almeida, mais conhecida por Von Di Carlo, que começou a compor músicas com apenas 11 anos. Conta-se que quando tinha 16, o afamado DJ Pete Tha Zouk passava um original seu nas pistas de dança. Aos 23 anos também trabalha como produtora musical, tendo já colaborado com artistas como Buraka Som Sistema, Branko, D’Alva e Blaya. Outro dos nomes em destaque é Sara Santini, que já foi entrevistada pelo paraeles.
Percorra a galeria e fique a conhecer 19 Djs que nos dão música (e não só)
Fotos: Reprodução Facebook, Reprodução Instagram e DR