Lembra-se de Walter “Bigorna”? Ex-jogador do FC Porto tem novo clube: “Matador... do buffet”

Lembra-se de Walter “Bigorna”? Ex-jogador do FC Porto tem novo clube: “Matador… do buffet”

Desporto

Lembra-se de Walter “Bigorna”? Ex-jogador do FC Porto tem novo clube: “Matador… do buffet”

Walter “Bigorna” esteve ligado ao FC Porto durante nove anos, vai agora para o 19.º clube da carreira e continua a dar que falar pelo peso.

Artigo de Bruno Seruca

28-08-2024

Walter “Bigorna” será certamente um nome que permanece na memória dos adeptos do Futebol Clube do Porto. Mas antes de viajarmos ao passado, vamos falar do presente. É que o avançado, de 35 anos, acaba de assinar contraro com o Rolim de Moura, que milita na segunda divisão do futebol rondoniense, no Brasil. Este será o 19.º clube na carreira do jogador que passou pelos azuis e brancos.

Leia ainda: Chegada de Samu Omorodion ao FC Porto provoca onda de fúria

Barriga de Carlos Alberto dá que falar

Longe da forma física do passado, Walter continua a dar que falar pelo excesso de peso e não pelos golos que marca. Ainda assim, continua a ser um alvo apetecível para alguns clubes. “A diretoria do Rolim de Moura Esporte Clube, na pessoa de Anderson Lins, presidente do clube, expressou grande expectativa com a chegada de Walter, acreditando que sua experiência e habilidade serão fundamentais para a campanha do time na competição”, pode ler-se no comunicado que oficializa a contratação. A aquisição levou os adeptos a reagirem nas redes sociais. “Contratação de peso”, “matador… do buffet” e “a barriga do presidente é mais pequena do que a do Walter” são apenas alguns comentários. Há também quem elogie o negócio. “Com 35 anos e em forma, jogaria fácil a série B numa equipa grande! Só cuidar do corpo e da mente! E ter vontade, é claro” defende um adepto.

Nove anos de ligação ao FC Porto

Foi no verão de 2010 que Walter chegou ao FC Porto, que na altura pagou 6 milhões de euros para contratar o avançado ao Internacional. Com a camisola dos dragões marcou 16 golos e fez 6 assistências em 33 jogos. Aquilo que talvez muitos adeptos desconheçam é que o avançado brasileiro ficou ligado aos azuis e brancos até 2019, pois ainda renovou contrato com o clube. Decisão que chegou a ser explicada pelo empresário do jogador. “O FC Porto renovou porque queria ter retorno do investimento feito no Walter e, até ao empréstimo ao Atlético Paranaense, os clubes pagavam bem para contar com o atleta e assumiam o salário. Era uma forma de reaver o dinheiro. Nos empréstimos ao Paysandu e CSA não houve retorno. A ideia é só esperar acabar o vínculo mesmo”, explicou Ricardo Scheidt ao Lance, em 2018.

Durante o período de ligação ao FC Porto, Walter contou com 8 empréstimos, sempre a equipas brasileiras. Aliás, a aventura em Portugal foi a única de Walter fora do seu país. Com a camisola do FC Porto conquistou dois campeonatos, uma Taça de Portugal e uma Liga Europa. Do seu palmarés fazem ainda parte uma Taça dos Libertadores (Internacional) e um título de campeão da Série B do Brasil (Goiás).

Fotos: Reprodução Instagram

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

28-08-2024



RELACIONADOS