Viviano, do excesso de peso e erros em Alvalade a melhor guarda-redes do mercado de inverno

Viviano, do excesso de peso e erros em Alvalade a melhor guarda-redes do mercado de inverno

Desporto

Viviano, do excesso de peso e erros em Alvalade a melhor guarda-redes do mercado de inverno

Guarda-redes que joga na SPAL por empréstimo do Sporting é considerado o melhor guarda-redes do último mercado de transferências.

Artigo de Bruno Seruca

12-04-2019

Depois de Rui Patrício ter rescindido contrato com o Sporting, e numa altura em que Bruno de Carvalho já vivia dias bastante complicados na presidência dos leões, o dirigente apresenta Emiliano Viviano como o novo guarda-redes do Sporting. O italiano, de 33 anos, chegava a Alvalade depois de defender a baliza da Sampdoria. Estava assim encontrado o sucessor do titular da seleção nacional.

 

 

O primeiro sinal de alarme chegou quando surgiram notícias de que Viviano, que tinha custado 2 milhões de euros, representaria um enorme cargo financeiro para o clube. O italiano chegava com um ordenado bruto de 3,2 milhões por ano, 800 mil a mais do que Rui Patrício. Juntava-se o excesso de peso com que se apresentou em Alcochete. “Fisicamente, sinto-me bem. Quando cheguei, estava sem treinar há 50 dias. Cheguei com dois ou três quilos a mais”, disse ao canal oficial do clube. A tudo isto soma-se um erro que permitiu ao Marselha vencer o Sporting em Alvalade, no jogo de apresentação aos sócios.

“Quando cheguei, estava sem treinar há 50 dias. Cheguei com dois ou três quilos a mais”

Nesta altura, já José Peseiro era o treinador dos leões, depois de Sinisa Mihajlovic ter sido afastado do clube, na sequência da destituição de Bruno de Carvalho da presidência do Sporting. Viviano ainda foi convocado para o primeiro jogo do campeonato e apareceu na ficha de jogo como titular. Uma lesão no aquecimento fez com que não fosse a jogo e o guardião não mais voltou a jogar. Ou seja, não fez qualquer jogo oficial com a camisola do Sporting. Não foi opção para Peseiro nem para Marcel Keizer, o atual treinador da equipa.

Leia ainda: A aposta múltipla vencedora que transforma 10 em 290 euros

A solução passou por emprestar o jogador de modo a atenuar o encargo financeiro. Nunca houve uma explicação oficial para a não utilização de Viviano, mas as teorias giraram sempre em torno de estar a pagar por ser uma aquisição de Bruno de Carvalho. Ao contrário do que é cada vez mais comum, o italiano nunca recorreu às redes sociais para se queixar. As poucas palavras que teceu em relação à experiência em Alvalade, foram ditas quando foi emprestado à SPAL, equipa da primeira divisão italiana. “Treinei sempre com o plantel. O problema é que fui contratado por um presidente e um diretor desportivo que pouco depois saíram e a partir daí passei a não contar para quem os substituiu”, desabafou.

“O problema é que fui contratado por um presidente e um diretor desportivo que pouco depois saíram e a partir daí passei a não contar”

Na hora da partida, poucos foram os adeptos leoninos que lamentaram a saída de Viviano. Só que Salin e Renan estão longe de agradar a todos os sportinguistas. Que talvez comecem a ter saudades do italiano, mesmo nunca tendo jogado oficialmente de leão ao peito. Tudo porque o guarda-redes acaba de ser eleito o melhor guardião do mercado de inverno. A distinção é do site de estatísticas WhoScored, que partilhou um onze com os melhores reforços do último mercado de transferências.

Melhor guarda-redes do mercado de transferências de inverno

Desde que Viviano assumiu a titularidade da SPAL, a equipa conquistou 14 pontos em 11 jogos, ganhando um novo alento na fuga à descida de divisão. Curiosamente, o melhor onze conta ainda com mais dois ex-leões. Merih Demiral, que tem estado em destaque no Sassuolo. E ainda Gelson Martins, que não se impôs no Atlético de Madrid, mas que está a brilhar com a camisola do Mónaco.

Se por cá muitos duvidaram da qualidade de Viviano, já em Itália é visto como um bom guarda-redes. Depois de ter passado pelas camadas jovens da Fiorentina e Brecia (clube que também representou como sénior), passou por emblemas como Cesena, Bolonha, Fiorentina, Palermo e Sampdoria. Passou ainda pelo Inter e pelos ingleses do Arsenal, não tendo efetuado qualquer jogo oficial pelos dois clubes. Agora, e com o passe avaliado em apenas um milhão de euros, é uma espécie de salvador da SPAL. Só falta saber ainda terá hipóteses de defender a baliza dos leões. Sendo certo que essa possibilidade agradará neste momento a muitos sportinguistas.

Fotos: Reprodução Instagram

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

12-04-2019



RELACIONADOS