Vítor Bruno não foge a polémica com Sérgio Conceição: “Elefante ou formiga”

Vítor Bruno não foge a polémica com Sérgio Conceição: “Elefante ou formiga”

Desporto

Vítor Bruno não foge a polémica com Sérgio Conceição: “Elefante ou formiga”

No momento da apresentação como novo treinador do FC Porto, Vítor Bruno aborda polémica substituição de Sérgio Conceição.

Artigo de Bruno Seruca

07-06-2024

Após vários dias de especulação e polémica, Vítor Bruno foi finalmente anunciado como novo treinador do FC Porto. No momento da apresentação, o novo treinador dos dragões não fugiu à questão sobre a controversa substituição de Sérgio Conceição, de quem era adjunto há 13 anos.

Leia ainda: Canal de televisão exibe seios de adepta durante jogo de voleibol

“Podemos olhar para isso como elefante ou formiga [na sala]. Depende… Devo dizer que não me sinto nada confortável em relação a esse assunto. Passei uma semana de sofrimento, de grande angústia, e não quero nada alimentar este circo mediático. Fiz o que tinha a fazer no momento próprio e remeto tudo o que tenho a dizer para o que foi lançado em comunicado. Começaram a criar uma novela com capítulos a mais para o guião da verdade. Tenho a minha paz interior garantida, adormeço todos os dias sob o aplauso da minha consciência. Para mim é um não assunto. Tenho muito onde me focar pelo futuro do FC Porto e é isso que quero fazer”, garante o novo timoneiro dos azuis e brancos.

Mas nem só de polémica foi feita a apresentação de Vítor Bruno. Que garante estar focado no sucesso do clube. “Em primeiro lugar, um agradecimento muito sincero ao presidente, pela coragem que teve em traçar um caminho que penso que vai ser de total sucesso. O que posso garantir a si, presidente, é que a coragem que teve, juntamente com a sua administração, é a mesma que vamos devolver na defesa do FC Porto. Essa é a minha garantia. A partir daqui é mãos à obra, lutar juntos, entrelaçados, entranhados uns nos outros e lutar por aquilo que vai ser o sucesso do FC Porto”, diz.

“Sei que nem sempre seremos melhores e os mais talentosos”

Vítor Bruno assegura também estar envolvido pelo desejo de triunfar. “Estou muito feliz, mesmo muito feliz e honrado pelo convite. Tenho perfeita noção da responsabilidade inerente a um cargo desta natureza, mas ao mesmo tempo tenho uma vontade muito grande de começar a trabalhar, operacionalizar ideias, validar aquilo que perspetivamos para o FC Porto, criando laços com toda a gente. Acredito muito que isso alavanca muito o sucesso de uma organização e esse é um bocadinho o meu perfil. Sei que nem sempre seremos melhores e os mais talentosos, mas no caráter, ambição, paixão pelo trabalho seremos imbatíveis e a encarnar o espírito dos sócios e adeptos do FC Porto. Sei que é uma missão difícil, tenho essa noção, mas é uma missão que quero viver e quero muito ganhar”, conta.

“Nenhum jogador pode estar acima dos interesses de um clube com a dimensão do FC Porto”

Nos últimos dias muito se tem especulado sobre a eventual saída de Francisco Conceição do FC Porto após o pai ter deixado o comando técnico da equipa. “Conheço o Francisco desde muito pequeno, tenho uma estima muito grande por ele e graças à forma como trabalha foi construindo a sua carreira. Culminou nesta chamada à Seleção. Vai ser tratado como qualquer outro elemento do plantel, nenhum jogador pode estar acima dos interesses de um clube com a dimensão do FC Porto”, defende Vítor Bruno. Que refere ainda que Nuno Piloto e Óscar Pintado são, até ao momento, os nomes fechados para a equipa técnica.

“Não guardo rancor a ninguém”

Vítor Bruno foi ainda desafiado a abordar os 13 anos passados ao lado de Sérgio Conceição. “Podia fugir ao tema, mas dói-me falar de tudo isto. Obviamente que deixam marca. Sou muito grato a quem me ajuda, ao Sérgio de uma forma muito clara. Por todo o percurso que fizemos, pelos momentos difíceis que passámos não só no FC Porto, mas também em Olhão, Braga, Coimbra, Nantes, Guimarães. Todos com uma página de sucesso, à exceção do Vitória, onde não corre tão bem. Deixa marca? Deixa. Não guardo rancor a ninguém. Em nenhum momento fugi dos meus valores. Mas espero ter contribuído em alguma parte para o sucesso do Sérgio, é isso que vive comigo”, termina.

“Foi um processo rápido”

Também André Villas-Boas, novo presidente do FC Porto revelou como se processou a escolha de Vítor Bruno para novo treinador do clube. “Foi um processo rápido, de escolha, e estávamos firmes na convicção de seguir por este caminho. A partir do momento em que começámos as reuniões, tivemos a certeza que era esse o caminho a seguir. Agradecer ao doutor Jorge Gaspar pela facilidade no processo negocial, feito sem truques, à moda antiga. E com base na palavra a pensar já no futuro desportivo do FC Porto”, refere.

Fotos: Reprodução Instagram

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

07-06-2024



RELACIONADOS