Imagine estar sossegado no seu local de trabalho e aparecer alguém que lhe oferece um salário 13 vezes superior ao que aufere. Este é um resumo simples daquilo que está a acontecer com Vini Jr., craque do Real Madrid que está a ser aliciado, pelo Fundo Público de Investimentos do governo da Arábia Saudita, para se mudar para o Al-Ahli. Os números são demasiado tentadores, mas a história tem vários contornos que fazem com que o desfecho ainda não seja conhecido.
Leia ainda: Sérgio Conceição no Benfica após deixar o FC Porto? Só um treinador fez o mesmo
Thomas Gravesen, o “cão louco” que jogou no Real Madrid
Aos 24 anos, Vini Jr. tem em mãos uma proposta que lhe irá render qualquer coisa como mil milhões de euros ao longo dos cinco anos de contrato. O que é 13 vezes superior ao que irá receber em Espanha. Salienta o ge que pessoas próximas do jogador brasileiro olham para a proposta como “capaz de resolver a vida de gerações de familiares do jogador”. Sendo que o atleta também ambiciona que o seu instituto tenha um maior impacto. Além disso, Vini Jr. passaria a ser o atleta com o ordenado mais chorudo da história do desporto. De modo a tentar convencer o jogador, a proposta conta com alguns detalhes. Como é o caso de Vini Jr. ter total liberdade para decidir o futuro em 2029. Ou seja, poderia regressar à Europa antes de completar 30 anos. Seria embaixador do Mundial de 2034 e também da liga saudita. E teria ainda a possibilidade de ocupar um cargo local quando decidisse colocar um ponto final na carreira de jogador. Ou seja, são dois contratos. O de jogador, que contempla salário, prémios e outros bónus. E um de 10 anos para que seja a imagem do Mundial.
Bola de Ouro pode ser um entrave ao negócio
Depois, existem alguns detalhes que podem ser um obstáculo ao negócio. O Real Madrid aponta para a cláusula de rescisão do jogador, que está cifrada nos mil milhões de euros. Ainda assim, o fundo acredita que um valor um pouco superior aos 222 milhões de euros que o PSG gastou para contratar Neymar ao Barcelona será suficiente para fechar a transferência. E verdade seja dita, dinheiro é algo que não é um problema para o fundo. Tudo isto estará dependente da resposta do camisola sete dos merengues. Existe outro pormenor que poderá ter um peso maior e que está relacionado com uma ambição de muitos jogadores.
Escreve o ge que junto da equipa que trabalha com Vini Jr. existe a ideia de que o jogador é o principal candidato a ganhar a próxima Bola de Ouro. Os finalistas vão ser anunciados a 4 de setembro e o vencedor é conhecido a 28 de outubro. Este detalhe poderá fazer com que o negócio seja adiado para a próxima temporada. O que é certo é que as negociações arrastam-se há um mês, com o fundo saudita a ter o maior dos cuidados para que nenhuma parte fique melindrada com o eventual negócio.
Fotos: Reprodução Instagram