Vernon De Marco está muito longe de ser a maior estrela do Euro 2024. Mas também é verdade que poucos jogadores presentes na competição devem ter uma história ao estilo do defesa central eslovaco que certamente viveu tempos em que nunca imaginou vir a disputar uma prova desta magnitude. Até porque esteve muito perto de desistir do desejo de ser jogador de futebol.
Leia ainda: Euro 2024 arranca da melhor maneira para adepta mais ousada da Escócia
Estávamos em 2001 quando a Argentina lidava com uma crise económica que deixou marcas em muitas pessoas. E que fez com que a família de Vernon De Marco decidisse mudar-se para a Áustria em busca de uma vida melhor. Na época, e com apenas 10 anos, Vernon De Marco jogava basquetebol. Até que aos 12, numa altura em que já vivia em Espanha, aventurou-se no futebol. A viver na região de Maiorca, começou por defender as cores do C.D. San Francisco. Acabaria por mudar-se para o CE Constancia, emblema amador que milita na quarta divisão espanhola. E no qual recebia somente 225 euros, valor que pouco mais dava do que para pagar o combustível. Com o desejo de viver sozinho e de ser o próprio sustento, arranjou trabalho como empregado de mesa num hotel local. Até que, em 2012, o telefone toca. Era o agente com uma proposta.
Golo na estreia pela seleção
Vernon De Marco foi convidado a mudar-se para a segunda divisão do futebol eslocavo. O jogador nem sabia onde ficava o país, mas disse sim e assinou contrato com o Zemlin Michalovce. A carreira iniciou uma fase ascendente com mudança, em 2016, para o Slovan Bratislava e, na época seguinte, para o Lech Poznan, da Polónia. Em 2019, regressa ao Slovan e dois anos depois obtém a cidadania eslovaca. Na estreia pela seleção marcou um dos golos da vitória frente a Malta. Agora, estreia-se num Europeu. A convocatória acontece numa altura em que defende as cores do Hatta FC, dos Emirados Árabes Unidos. Clube com o qual tem ligação até ao final de junho.
Fotos: Reprodução Instagram