Um adeus com muita tristeza (e alguma esperança)

Um adeus com muita tristeza (e alguma esperança)

Desporto

Um adeus com muita tristeza (e alguma esperança)

Ainda te recordas do último jogador a ser considerado melhor do mundo, antes dos duelos protagonizados por Cristiano Ronaldo e Lionel Messi? É preciso recuar até 2007, ano em que o brasileiro Kaká foi eleito o melhor dos melhores. Agora poderá abandonar os relvados.

Artigo de Bruno Seruca

17-10-2017

Em janeiro assinala-se uma década de duelos entre Cristiano Ronaldo e Lionel Messi. Desde 2008 que os dois extraterrestres – como disse Jorge Jesus – lutam pela desejada Bola de Ouro. O astro argentino ainda é o líder da lista, com cinco conquistas. Mas poucos duvidam de que daqui a poucos meses será o português a somar mais uma bola – a quinta – ao currículo. Mas não é disto que vamos falar. É do “rei” que antecedeu esta dupla. Dá pelo nome de Kaká. É brasileiro, tem 35 anos e poderá dizer adeus aos relvados. O que nos deixa com muita tristeza. E alguma esperança pois já foi criado um movimento a pedir que Kaká não pendure as botas e dê continuidade à carreira no “seu” São Paulo.

Ao contrário de muitos talentos mundiais, Ricardo Leite, conhecido como Kaká, não teve uma infância infeliz. Mas aos 18 anos sofreu um acidente numa piscina, que quase o deixou paralisado. Recuperou totalmente e começou a dar nas vistas ao serviço dos brasileiros do São Paulo. Clube onde só necessitou de dois jogos para se estrear a marcar. O caminho para o sucesso estava lançado. Disputado por diversos clubes europeus, escolheu mudar-se para os italianos do Milan. Convencido pelo treinador (e ex-jogador) Leonardo, que tinha sido seu colega no São Paulo. No clube italiano foi colega do português Rui Costa.

 

Kaká foi o último jogador a ser eleito o melhor do mundo antes dos duelos entre Ronaldo e Messi.

 

Numa altura em que as transferências se fazem às centenas de milhões de euros, Kaká custou ao Milan uns modestos 8,5 milhões de euros, valor considerado muito baixo para a altura. Até Sílvio Berlusconi (então presidente dos italianos) disse que tinha comprado o jogador ao preço da banana. Na Europa é no Milan que vive os melhores momentos da carreira. Que culminou com a eleição de Melhor Jogador do Mundo em 2007. Recusou mudar-se para os novos ricos do Manchester City, numa transferência de 105 milhões de euros. Mas não resistiu ao assédio do Real Madrid, para onde foi transferido por 65 milhões de euros.

A chegada de Cristiano Ronaldo aos merengues e algumas lesões levaram a que Kaká não mostrasse no Real Madrid aquilo que tinha dado a conhecer no Milan. Em 2013 foi anunciado o regresso ao Milan. No final da época 2013-14 entendeu que estava na hora de dizer adeus à Europa. Assinou contrato com o Orlando City, tendo sido emprestado ao São Paulo até ao final de 2014. Seguiram-se três temporadas no clube norte-americano, onde era capitão de equipa. A nível coletivo não foram temporadas brilhantes pois o clube nunca se apurou para o playoff.

 

A chegada de Ronaldo e algumas lesões ofuscaram a passagem de Kaká pelo Real Madrid.

 

No último jogo Kaká despediu-se dos adeptos em lágrimas. E nas redes sociais partilhou diversas imagens acompanhadas da legenda «este momento ficará guardado para sempre no meu coração. Obrigado Orlando.» Nesta altura é possível que Kaká coloque um ponto final na carreira. Uma decisão que está a ser ponderada pelo jogador. Mas existe já um movimento a pedir para que o jogador brasileiro jogue, pelo menos mais uma época, no “seu” São Paulo. Existem até diversos jogadores a pedir para que Kaká não coloque um ponto final na carreira.

 

Um título com muita tristeza (e alguma esperança)
Kaká naquele que poderá ter sido o último jogo da carreira

 

Um título com muita tristeza (e alguma esperança)
O brasileiro despediu-se em lágrimas

 

Enquanto não é conhecida a decisão de Kaká – o São Paulo já fez saber ser necessário um plano de marketing para contratar o jogador – ficas com este vídeo onde podes ver alguns dos melhores momentos do último rei da Europa, antes dos duelos entre Ronaldo e Messi.

 

Fotos: DR

Clica nas imagens e lê mais artigos em destaque

 

Piloto de ralis só agora tem carta de condução
Piloto de ralis só agora tem carta de condução

 

Por que traem as mulheres?
Por que traem as mulheres?

 

Quem é a misteriosa enfermeira que todos desejam?
Quem é a misteriosa enfermeira que todos desejam?

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

17-10-2017



RELACIONADOS