Tudo o que precisa saber sobre a Liga das Nações

Tudo o que precisa saber sobre a Liga das Nações

Desporto

Tudo o que precisa saber sobre a Liga das Nações

Nova competição da UEFA terá lugar de dois em dois anos e junta 55 seleções europeias divididas por quatro divisões.

Artigo de Bruno Seruca

04-09-2018

Depois do Mundial deste ano, que decorreu na Rússia e que coroou a França como campeã mundial, não terá de esperar dois anos pelo próximo Europeu para ver as seleções competirem num elevado grau de exigência. Foi a pensar neste vazio competitivo que a UEFA criou a Liga das Nações, competição na qual Portugal fará a sua estreia no dia 10 frente à Itália. A prova que arranca este ano conta com as 55 seleções filiadas no órgão que rege o futebol europeu e irá decorrer a cada dois anos. Mas afinal, como é que funciona a Liga das Nações? Esta é a pergunta que todos fazem e que o paraeles descodifica neste texto.

Como funciona a Liga das Nações da UEFA?

A Liga das Nações irá decorrer a cada dois anos com os jogos a terem lugar nas datas já atribuídas para jogos internacionais nos meses de setembro, outubro e novembro. As 55 seleções ficam dividas em quatro divisões (A, B, C e D) sendo que a separação das seleções é feita com base no ranking que as respetivas ocupam. Cada divisão é composta por quatro grupos de quatro ou três equipas. O sorteio ditou que Portugal ficasse no mesmo grupo de Polónia e Itália. Cada seleção disputa dois jogos (em casa e fora) com as restantes equipas do grupo.

 

Tudo o que precisa saber sobre a Liga das Nações

 

Depois da realização de todos os jogos, os quatro vencedores dos grupos das divisões B, C e D garantem a promoção à divisão superior. Sendo que os piores classificados dos quatro grupos das divisões A, B e C são despromovidos à divisão inferior. Já os vencedores dos quatro grupos da divisão A ficam apurados para a final da Liga das Nações, que terá lugar apenas em junho do próximo ano.

A final será realizada num dos quatro países apurados para a final e conta com duas meias-finais, jogo de apuramento do terceiro lugar e final que irá determinar o primeiro vencedor da nova prova da UEFA.

A Liga das Nações não irá afetar o apuramento para o Euro 2020?

A criação de uma prova que irá tirar proveito das datas disponíveis para as seleções participarem em jogos acaba por ter influência no apuramento para o próximo europeu de futebol. Em vez de começar imediatamente a seguir ao Mundial, como era hábito, a classificação para o Euro terá apenas início em março do próximo ano, arrastando-se até novembro de 2019. Mas até aqui poderá existir benefício para alguns países.

O apuramento para o Euro 2020 contará com 10 grupos de cinco ou seis equipas. Cada grupo irá apurar, de forma direta, os dois primeiros classificados. Estão assim encontrados os 20 participantes do Euro. Sobram quatro vagas que serão preenchidas com recurso à Liga das Nações. Os vencedores dos quatro grupos das quatro divisões que não tenham conseguido apurar-se através do tradicional apuramento para o Euro irão lutar pelas quatro vagas disponíveis.

Aliciante extra para as seleções da pior divisão

Caso os vencedores dos quatro grupos da divisão A tenham sido apurados, esses lugares passam para os melhores classificados da divisão B. Se acontecer o mesmo, segue para a C e por fim para a D. Estas 16 seleções voltam a ser divididas em quatro grupos que vão ser determinados pelas divisões. Seguem-se meias-finais, disputadas apenas a uma mão, e finais para encontrar os últimos quatro participantes do Euro 2020. As equipas melhores classificadas em cada grupo garantem a possibilidade de disputar a meia-final em casa. O local da final será sorteado. Este formato fará com que uma equipa da divisão D consiga o apuramento para o Euro 2020.

Fotos: Reprodução Instagram e DR

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

04-09-2018



RELACIONADOS