O norte-americano Michael Goulian mostrou este fim de semana em casa porque é um dos mais sérios candidatos ao título de 2018 da Red Bull Air Race World Championship. A vitória em Indianápolis, aliada ao facto dos seus principais adversários terem ficado de fora da final, vem reforçar o seu grande momento de forma. Todas as decisões ficam assim adiadas para a última corrida, onde Goulian voltará a contar com o apoio do público.
Indianápolis é um nome mítico para todos os fãs dos desportos motorizados, pois foi aqui que nasceram as primeiras competições automóveis dos Estados Unidos da América. A lendária pista recebeu no último fim de semana (6 e 7 de outubro) a sétima etapa deste ano da Red Bull Air Race World Championship.
O formato da competição seguiu o modelo da corrida anterior disputada em solo austríaco, com a ação a decorrer sobre terra num circuito de pórticos insufláveis onde os aviões atingiram velocidades próximas dos 400 quilómetros por hora.
O momento era de grande tensão, com três pilotos decididos em lutar com todas as suas forças pelo título. Martin Šonka chegou confiante na liderança, determinado em dar continuidade ao ciclo de três vitórias consecutivas. Matt Hall concentrava também as atenções, voltando ao pelotão da frente depois de uma época de aprendizagem com o seu novo avião. Finalmente, Michael Goulian apresentava-se como o mais cotado dos pilotos da casa, apostando em regressar ao nível que lhe permitiu dominar durante a primeira parte da temporada.
O checo Šonka acabou por não passar da primeira fase da corrida
O checo Šonka acabou por não passar da primeira fase da corrida (Ronda de 14) e o australiano Hall pouco melhor faria (Ronda de 8). O caminho para a glória de Michael Goulian estava aberto! Na grande final, o norte-americano foi o segundo a voar e superou desde logo a prestação do gaulês Nicolas Ivanoff. O canadiano Pete McLeod voltou a mostrar toda a sua agressividade e garantiu o segundo lugar do pódio, enquanto o britânico Ben Murphy fazia história ao chegar pela primeira vez na sua carreira à Final 4.
Goulian veio relançar o orgulho dos pilotos norte-americanos, que na última década não conquistaram uma única vitória em casa: “Vencer em Indianápolis é simplesmente incrível! É um marco que quase supera as contas do campeonato. Agora vamos ter a final que todos esperavam, vai ser mesmo o tudo ou nada em Fort Worth.”
A derradeira etapa deste ano da Red Bull Air Race World Championship visita a pista de Fort Worth (EUA), nos dias 17 e 18 de novembro.
Classificação à entrada para a última prova:
1º Michael Goulian EUA 70 PONTOS
2º Martin Šonka República Checa 65 PTS
3º Matt Hall Austrália 63 PTS
4º Mika Brageot França 36 PTS
5º Yoshihide Muroya Japão 34 PTS
6º Pete McLeod Canadá 27 PTS
7º Kirby Chambliss EUA 25 PTS
8º Ben Murphy UK 22 PTS
9º François Le Vot França 21 PTS
10º Nicolas Ivanoff França 20 PTS