O treino que traz benefícios a todo o corpo

O treino que traz benefícios a todo o corpo

Desporto

O treino que traz benefícios a todo o corpo

Não precisa de pesos nem halteres. Os aparelhos de musculação também não são necessários. Pode treinar em casa e existem mais de 300 exercícios diferentes. Este treino traz benefícios para todo o corpo. Sabe do que falamos?

Artigo de Bruno Seruca

10-05-2024

Imagine um ginásio onde não encontra pesos, barras nem halteres. Onde os aparelhos de musculação cedem o lugar a estruturas metálicas que suportam diversas fitas. E onde o treino localizado deixa de fazer sentido. Em vez de trabalhar pernas e membros superiores de forma isolada, trabalha o corpo todo de uma só vez. Este é o desfio do TRX (Total-body Resistante Exercise). O tipo de treino que tem cada vez mais fãs e que pode fazer em casa.

Leia ainda: 5 maus hábitos que prejudicam o treino de musculação

Adriana Hughes e o treino que dá que falar

O primeiro impacto quando estamos perante as fitas que compõem o TRX é a simplicidade. Que até poderá levar a questionar a forma como aquelas fitas conseguem ser tão benéficas para o corpo. Mas a verdade é que este método de treino permite que se foque na definição muscular, na melhoria do sistema cardiorrespiratório ou que seja um complemento para outro treino. É igualmente bom para um objetivo bastante comum: perder os indesejáveis quilos extra.

Além de trabalhar todo o corpo, o TRX ajuda a melhorar a postura corporal.

Uma aula de 45 minutos pode queimar 450 calorias. Sem esquecer que é um treino ótimo para melhorar a postura corporal, algo que tem efeito em poucas semanas. É comum ouvir os praticantes deste tipo de treino afirmar que deixaram de sentir dores nas costas. Existem estudos que defendem que os movimentos mais simples do TRX conseguem ter impacto em 70% dos músculos.

A prova de que o TRX é ótimo para treinar até em casa está na sua origem. Trata-se de uma invenção da Marinha norte-americana. Porque os fuzileiros navais pretendiam continuar a treinar, mesmo em locais pouco próprios para a prática de qualquer desporto. Começaram por experimentar tudo o que tinham à mão até que um ex-comandante aliou-se a especialistas e desta parceria nasceu o TRX que todos conhecem hoje. Os benefícios para todo o corpo e a facilidade de treino (em ginásios, casa ou ar livre) fazem com que o TRX tenha cada vez mais adeptos. Para começar basta comprar o TRX que pode ser fixado (com segurança) nas paredes, teto, árvores e postes. E que já traz uma lista de exercícios.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

10-05-2024



RELACIONADOS