Este é o tempo de descanso perfeito entre séries

Este é o tempo de descanso perfeito entre séries

Desporto

Este é o tempo de descanso perfeito entre séries

Existe a ideia de que devemos optar por um tempo de descanso, entre séries de exercícios, reduzido. Mas será que esta é mesmo a melhor opção?

Artigo de Bruno Seruca

09-05-2019

Menos é mais! Quem nunca ouviu esta expressão? São palavras que são aplicadas em tudo, desde a moda até aos exercícios feitos no ginásio. Isto porque é comum ouvir dizer que o tempo de descanso entre séries de exercícios deve ser reduzido. Um novo estudo vem destruir esta ideia. O trabalho desenvolvido por investigadores da Universidade de Birmingham defende o oposto. Segundo a investigação, publicada na Experimental Physiology, tempos de descanso muito curtos prejudicam o processo que leva ao crescimento dos músculos.

Leia ainda: Mike Tyson: “A minha vida é um arrependimento”

Por sua vez, intervalos de tempo mais alargados têm o poder de potenciar o crescimento muscular. Esta é a conclusão do estudo desenvolvido pela universidade inglesa. A investigação avaliou os músculos de 16 homens. Que realizaram exercícios de resistência. Os treinos foram iguais para todos os homens. A diferença esteve apenas no tempo de descanso seguido por cada um deles. Que foi repartido em um minuto ou cinco de descanso entre as repetições de séries de exercícios. Foram recolhidas biopsias dos músculos 0, 4, 24 e 28 horas depois do treino. Que permitiram analisar o crescimento muscular.

A ideia de que basta um minuto de descanso entre séries de exercícios é destruída por este novo estudo.

Os homens que descansaram mais tempo – 5 minutos – tiveram um crescimento muito maior do que aqueles que descansaram menos tempo. Esta análise diz respeito à primeira parte da recuperação. E o crescimento supera o dobro. “Com descansos curtos de um minuto, embora a resposta hormonal seja superior, a resposta real do músculo é enfraquecida”, explica Leigh Breen, autor do estudo. “Se procura um crescimento maximizado do músculo com o seu programa de treino, um intervalo ligeiramente mais longo entre séries pode fornecer uma possibilidade melhor de ter a resposta muscular que procuras”, acrescenta.

Veja também: 5 razões para começar a correr ainda hoje

Esta explicação ajuda a destruir a ideia de que basta descansar alguns segundos, ou mesmo um minuto, para que o efeito do treino seja mais eficaz. Na realidade, e de acordo com a investigação agora publicada, deve descansar pelo menos 2-3 minutos entre cada série de exercícios. O estudo ressalva que pessoas com mais experiência a levantar pesos podem não sentir a mesma resistência muscular, especialmente se já treinam com poucos períodos de descanso há muito. Mesmo nestes casos é recomendado um período de descanso superior.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

09-05-2019



RELACIONADOS