Teemu Pukki, de flop em flop até ao hat trick na liga inglesa

Teemu Pukki, de flop em flop até ao hat trick na liga inglesa

Desporto

Teemu Pukki, de flop em flop até ao hat trick na liga inglesa

Augurava-se um bom futuro, mas nunca conseguiu render. Chegou ao Norwich e tornou-se no melhor marcador do sempre competitivo Championship e já fez estragos no principal escalão do futebol em Inglaterra.

Artigo de Hugo Mesquita

20-08-2019

O Norwich recebeu e venceu o Newcastle, por 3-1, em jogo da segunda jornada da liga inglesa. A estrela do jogo foi o avançado finlandês Teemu Pukki, autor dos três golos da equipa da casa. Há mais de 26 anos que nenhum jogador do clube conseguia fazer um hat trick no principal escalão do futebol inglês. Em junho Teemu Pukki teve o seu nome associado ao Benfica, mas nada se concretizou.

De flop em flop até chegar ao Norwich

O finlandês Teemu Pukki sempre foi um avançado a quem se depositaram grandes esperanças. Chegou ao Sevilha com apenas 17 anos, mas não esteve sequer perto de singrar no clube andaluz, que representou apenas por uma ocasião. As oportunidades chegaram também do Schalke e do Celtic, mas também nestes clubes o avançado esteve longe de convencer. Agora, com 29 anos, tudo pode mudar.

Depois de quatro épocas bem conseguidas ao serviço do Brondby, Pukki foi dispensado do clube dinamarquês e teve a oportunidade de jogar em Inglaterra pela primeira vez. O palco não era a Premier League, mas lá chegar era o objetivo do clube, o Norwich. Pois bem, o sonho cumpriu-se, e muito por conta dos golos de Pukki.

Leia também: Este é o melhor onze de sempre de Portugal no Torneio de Toulon

O avançado chegou a custo zero aos “canaries” e teve um impacto brutal na equipa. Só no Championship, visou a baliza por 29 vezes, regista que o coloca como o melhor marcador da prova. Marcou ainda um golo num jogo a contar para a Taça da Liga. Com este registo goleador, ajudou o Norwich a sagrar-se campeão da sempre competitiva segunda divisão inglesa com uns impressionantes 94 pontos.

Veja o vídeo:

Teemu Pukki foi o substituto de Nélson Oliveira

Curiosamente, foi o substituto de Nélson Oliveira na equipa amarela e verde. O avançado português tinha sido a principal referência ofensiva da equipa nas duas épocas anteriores, mas nesta temporada que agora termina não chegou a jogar na equipa principal, tendo sido emprestado no mercado de inverno ao Reading. Nesta equipa joga ainda outro português: Ivo Pinto, lateral formado no FC Porto.

Leia ainda: Matheus Pereira, o “Salah brasileiro” que não sabe onde vai jogar para o ano

Com 29 anos e avaliado apenas em 4 milhões de euros (dados Transfermarkt), Teemu Pukki vai ter agora, na Premier League, um dos principais palcos do mundo para brilhar. Com passagens falhadas pelo campeonato espanhol e alemão, fica agora por provar se o finlandês vai voltar a desiludir num dos principais campeonatos europeus, ou se por outro lado vai dar seguimento à excelente campanha que protagonizou em 2018/2019? Começou bem, disso não há dúvida.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Hugo Mesquita

20-08-2019



RELACIONADOS