Artur Jorge já tem o nome inscrito na história do futebol brasileiro, mais especificamente na do Botagofo. Depois de Jorge Jesus (2019) e de Abel Ferreira (2020 e 2021), o treinador é o terceiro português a conquistar a Taça Libertadores, a maior competição de clubes da América do Sul. Só que o Artur Jorge, que até tem algumas semelhanças com os antecessores, consegue fazer algo que Jorge Jesus e Abel Ferreira não tiveram a possibilidade de fazer.
Leia ainda: Corinthians: Adeptos em lista de espera para pagar dívida do clube de 110 milhões de euros
Conferência de imprensa famosa de Abel Ferreira
Vamos começar por aquilo que une Artur Jorge, Jorge Jesus e Abel Ferreira. Os três treinadores portugueses consegue o feito notável de conquistar a Taça Libertadores no ano de estreia no futebol brasileiro. Foi assim quando Jorge Jesus chegou ao Flamengo, quando Abel Ferreira passou a ser o treinador do Palmeiras e agora com Artur Jorge no Botafogo. Mas afinal, o que tem Artur Jorge de diferente?
Artur Jorge faz algo inédito no Botafogo
Quando Jorge Jesus conquistou a Taça Libertadores, o Flamengo já tinha uma no palmarés, conquistada em 1981. E após a saída do português já foi conquistada mais uma, em 2022. Quando Abel Ferreira ganhou a Libertadores pelo Palmeiras, em 2020, o clube já tinha conquistado a prova em 1999. Sendo que o português conseguiu voltar a repetir o feito em 2021. Já Artur Jorge consegue o que nenhum treinador do Botafogo tinha conseguido. O português é o primeiro a conquistar o importante troféu para o clube.
Treinador do Botafogo pode repetir feito de Jorge Jesus
Mas há mais. Artur Jorge pode ainda igualar a proeza de Jorge Jesus, fazendo algo que Abel Ferreira não conseguiu. Na época de estreia no Brasil, Jorge Jesus ganhou a Libertadores, foi campeão brasileiro e ganhou a Taça do Brasil. Por sua vez, Abel Ferreira ganhou a Libertadores, tendo acabado o campeonato em terceiro lugar. Ganhou ainda a Taça do Brasil. Já Artur Jorge tem ainda a possibilidade de ser campeão brasileiro, estando a disputar a luta pelo Brasileirão com o Palmeiras.
Artur Jorge nunca perdeu contra Abel Ferreira
Para chegar à conquista da Libertadores, o Botafogo de Artur Jorge teve de eliminar o Palmeiras de Abel Ferreira. E existe uma curiosidade nos confrontos entre os dois treinadores do momento no futebol brasileiro. É que Artur Jorge nunca perdeu um jogo contra Abel Ferreira. Tem sido assim no ano de estreia no Brasil e já tinha sido em Portugal, numa altura em que ambos treinavam equipas de juniores: Artur Jorge no Braga e Abel Ferreira no Sporting. Por fim, e a título de curiosidade, apenas mais um treinador europeu conseguiu conquistar a Libertadores. Falamos do croata Mirko Jozi?, em 1991, ao serviço dos chilenos do Colo-Colo.
Fotos: Vítor Silva/Botafogo