Taarabt, o Xabi Alonso que já foi Zidane não deixa ninguém respirar

Taarabt, o Xabi Alonso que já foi Zidane não deixa ninguém respirar

Desporto

Taarabt, o Xabi Alonso que já foi Zidane não deixa ninguém respirar

Médio marroquino fará certamente parte do onze do Benfica no escaldante clássico com o FC Porto deste sábado (20h30). Só a vitória permitirá aos dragões continuar com aspirações realistas em chegar ao título.

Artigo de Equipa Paraeles

07-02-2020

Este sábado à noite (20h30) todos os caminhos vão dar ao Estádio do Dragão. O FC Porto recebe o Benfica para mais um clássico que se antevê bem quente. Basta ver a “troca de correspondência” entre as duas direções de comunicação, a respeito de alegados benefícios da arbitragem ao rival.O Benfica, com Taarabt em bom plano, lidera a classificação da I Liga com algum conforto. As contas são fáceis de fazer: em face dos sete pontos de vantagem dos encarnados sobre os dragões, a equipa de Sérgio Conceição é obrigada a vencer. Isto se quiser continuar a ter legítimas aspirações em recuperar o título conquistado há duas épocas.

Aproveite já este bónus de 50 euros para apostar. Registe-se aqui

Pode apostar neste jogo na Betano.pt, patrocinador oficial do Sporting de Braga e o Marítimo. Apesar de estarem atrás na classificação, o fator-casa faz dos dragões favoritos, com odd de 2,35 para a sua vitória. Se apostar 10 euros no triunfo dos encarnados, pode ser recompensado com 30,50 euros. Já o empate está cotado a 3,40. Adel Taarabt será figura central no esquema de jogo de Bruno Lage. Nos últimos desafios, o marroquino tem mostrado ser o jogador em melhor forma na equipa. É por isso muito pouco provável que Bruno Lage abdique da sua presença no onze inicial.

A Betano.pt tem uma Missão Jogo Grande para este clássico. Entre em Betano.pt, aceite a Missão e faça uma aposta em pré-jogo no FC Porto-Benfica, de acordo com os requisitos, para receber uma FullBet de 10€ para voltar a apostar, Ao Vivo, no Clássico do Dragão.

Clique na imagem, registe-se e aproveite o Bónus de Boas Vindas da Betano)

FC Porto ganhou na primeira volta

O FC Porto pode inspirar-se no resultado do jogo da primeira volta. Em jogo da terceira jornada, os azuis e brancos ganharam por 2-0 na Luz, com golos de Zé Luís e Marega. Esses foram de resto os únicos pontos perdidos pelo Benfica nesta edição da I Liga. No entanto, há sempre a outra face da moeda. O Benfica pode ganhar motivação na impressionante série de 18 vitórias consecutivas fora de casa no campeonato. Foram nove na época passada e outras nove na atual. Um desses triunfos sucedeu precisamente no Dragão, por 2-1. E foi decisivo na caminhada para o título, pois permitiu-lhe subir ao primeiro lugar. Que nunca mais deixou.

Duelo de pontas de lança com Pizzi pelo meio

Os dois jogadores com mais probabilidades para marcar neste clássico são Soares e Marega. Ambos têm odd de 2,50, mas parece pouco provável que o maliano seja titular. Seguem-se o portista Zé Luís e o benfiquista Carlos Vinicíus, ambos com odd de 2,70. O ponta de lança dos encarnados é o melhor marcador do campeonato, em igualdade com o seu colega Pizzi, com 12 golos. Mas o brasileiro é, de muito longe, o jogador mais eficaz da I Liga na hora de apontar às redes, marcando um golo a cada 72 minutos. Pizzi marca a cada 128 minutos. Zé Luís e Soares, ambos com 7 golos, são os principais artilheiros do FC Porto. O cabo-verdiano aponta um golo por 115 minutos e o brasileiro a cada 131 minutos.

Golo de Taarabt no Dragão pode valer mais de 60 euros

Como já foi referido, Taarabt atravessa momento de forma fulgurante, tendo sido considerado o melhor em campo nos dois últimos jogos. Ambos marcados por vitória sofridas na Luz pelo mesmo resultado (3-2), frente à Belenenses SAD (I Liga) e Famalicão (Taça de Portugal). E diante dos lisboetas até marcou um golo, quebrando um longuíssimo jejum de dois anos e três meses sem faturar. A última ocasião em que tinha festejado fora num Génova-Nápoles, a 25 de outubro de 2017. Refira-se que se apostar 10 euros em como o marroquino vai marcar no Dragão, poderá ter um lucro de 60,50 euros.

A verdade é que Taarabt nunca se destacou como médio goleador, com exceção da temporada de 2010/11. Tinha apenas 21 anos e apontou qualquer coisa como 19 golos em jogos oficiais ao serviço dos ingleses do Queens Park Rangers. Na época anterior, tinha conseguido 7, mas depois disso, o melhor que conseguiu foram os 5, ao serviço do mesmo clube, em 2012/13.

“De Zidane a Xabi Alonso”

Antigamente, Taarabt era claramente um número 10, mas com Bruno Lage tem desempenhado na perfeição o papel de 8. O site inglês “Sportbible” destaca a transformação no jogo do marroquino. “Ele era apontado como o ‘novo Zidane’ por Harry Redknapp, seu antigo treinador no Queens Park Rangers. Mas a verdade é que a sua carreira sofreu outra reviravolta nas últimas semanas. Se antigamente era conhecido pelos seus truques e movimentos, hoje em dia é um médio-defensivo completo”, pode ler-se. E o jornal espanhol “Marca” refere que “a mudança foi total, com Taarabt a passar do estilo à Zidane para um papel mais à Xabi Alonso'”.

Vieira disse que Taarabt nunca mais jogaria no Benfica

Longe vão os tempos em que Taarabt pura e simplesmente não contava para os treinadores do Benfica. E para o próprio presidente. A 7 de setembro de 2016, Luís Filipe Vieira garantiu que “Taarabt não vestirá mais a camisola do Benfica de certeza, mas o clube vai ter a habilidade suficiente para o emprestar”. Essa sentença de Luís Filipe Vieira surgiu como resposta a uma entrevista polémica do médio marroquino. “Tivemos uma reunião e o presidente explicou a Rui Vitória que eu tinha o terceiro contrato mais elevado do plantel. Aí houve um diferendo e o treinador disse que quem orientava a equipa era ele e que não contava comigo. Rui Vitória disse mesmo que era ele ou eu. No Benfica, o que os lixa é ter de pagar um salário como o meu”, atirou, em declarações à revista “France Football”.

Bruno Lage mudou-lhe a vida

A vida de Taarabt mudou com a chegada de Bruno Lage ao comando técnico do Benfica. Em fevereiro de 2019 retirou-o da equipa B e integrou-o no plantel principal. “Enquanto treinador da equipa B vi sempre um indivíduo disposto a dar a volta à sua vida, porque tem perdido imenso tempo. Tem 29 anos, teve uma carreira brilhante até determinando momento mas perdeu imenso tempo por responsabilidade total dele e tem consciência disso. Quando olhámos para um indivíduo que trabalha diariamente como ele trabalhou, sentimos que tínhamos de dar-lhe uma oportunidade. A partir daqui depende dele, tem ganho tempo de jogo na equipa B. Jogar na equipa A do Benfica é muito fácil: primeiro é treinar a 1000, com intensidade alta; e quando tiver oportunidades, ter rendimento”, referiu na altura.

“Taarabt não deixa ninguém respirar”

E assim foi. Na temporada transata ainda foi a tempo de realizar seis jogos na equipa principal. E esta época “explodiu”, sendo o oitavo futebolista do plantel com mais jogos. Foram 25 até agora, dos quais 18 como titular. E normalmente com bom rendimento, mas nunca ao nível altíssimo que mostrou nas últimas aparições. O que mais tem impressionado é a sua intensidade de jogo e a forma como melhorou a defender.

Leia ainda: 5 razões para escolher a Betano.pt como o seu site de apostas de eleição

A 3 de fevereiro deste ano, Bruno Lage voltou a tecer-lhe resgados elogios. “Ao vê-lo a treinar e a jogar, quem compete com ele por um lugar tem de estar sempre a top porque ele não deixa ninguém respirar. E depois entra e ajuda a equipa”, referiu. Este sábado, no Dragão, muitos olhos estarão colocados no marroquino. Será que vai manter o nível das recentes exibições?

Seja responsável, jogue com moderação.

Artigo escrito em parceria com a Betano.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

07-02-2020



RELACIONADOS