O futebol também é feito de rivalidades. E nem todas são protagonizadas pelos maiores clubes dos diferentes campeonatos mundiais. Por exemplo, em Inglaterra existe uma grande rivalidade entre os adeptos do Sunderland e do Newcastle, duas equipas do nordeste de Inglaterra. Quem nem sequer jogam na mesma divisão. Este ano não se disputou nenhum derby de Tyne-Wear já que o Newcastle está na Premier League e o Sunderland no Championship, equivalente à segunda divisão.
É preciso recuar até à época 2015/16 para encontrar um dos momentos mais intensos da rivalidade entre os dois emblemas. Nessa altura os adeptos do Sunderland vibraram com a vitória (3-0) sobre o Everton como se da conquista de um título se tratasse. É que o triunfo não só garantiu a permanência na Premier League como atirou o rival Newcastle para o Championship.
Sunderland e Newcastle são dois clubes rivais do nordeste de Inglaterra
Um grupo de adeptos do Sunderland conseguiu angariar dinheiro para alugar uma avioneta que sobrevoou o estádio do Newcastle durante o último jogo da época. “Auf wiedersehen Prem Tyne to go” (adeus Premier, é tempo de partir) era aquilo que se podia ler, sendo que Tyne é uma referência à região a que pertencem os clubes. A euforia deu ainda lugar à criação de um tema que era entoado nas bancadas. “Desfrutem do Championship e de jogar no terreno do Burton Albion”, era aquilo que cantavam.
Em abril de 2018, o “karma” ataca a equipa do Sunderland. Na última jornada o clube sentenciou a descida ao terceiro escalão do futebol inglês. A despromoção ficou acertada num jogo em casa frente ao… Burton Albion. Que ganhou 2-1 com um dos golos a ser marcado por um antigo jogador do Sunderland. E o “karma” não se fica por aqui.
Daqui a duas semanas o Sunderland irá receber o campeão Wolwerhampton (treinado pelo português Nuno Espírito Santo) e o clube já decidiu que não irá vender mais bilhetes destinados aos adeptos visitantes. Tudo porque corre o boato de que um grupo de adeptos do Newcastle estará a pensar comprar os ingressos para ir festejar, em pleno estádio, a descida de divisão do rival.
A título de curiosidade, o Sunderland é apenas o terceiro emblema do futebol inglês que foi despromovido em dois anos consecutivos: da Premier para o Championship e agora para a League 1 (terceira divisão). Por sua vez, o Newcastle está num “descansado” 10º lugar da Premier League, depois de ter sido promovido ao principal escalão do futebol inglês nesta época.
Fotos: Reprodução Facebook