Suécia: a tomba gigantes

Suécia: a tomba gigantes

Desporto

Suécia: a tomba gigantes

A equipa escandinava é uma das graves surpresas da qualificação para o Mundial da Rússia. Os suecos superaram os favoritos, Holanda e Itália, para estarem presentes no país das matrioscas.

Artigo de Hugo Mesquita

16-11-2017

A qualificação para o Mundial da Rússia foi rica em grandes surpresas (recorda aqui as principais). Mas haverá surpresa maior que a prestação e consequente ida da Suécia ao maior certame do futebol mundial? A valia da equipa não é questionável, embora não seja uma de equipa de topo. O que torna a ida da Suécia à Rússia surpreendente é a forma como eliminou dois crónicos candidatos ao título, a Holanda e a Itália.

Desprovidos da sua maior estrela, Zlatan Ibrahimovic, a equipa escandinava saiu-se muito bem no grupo A, tendo sido apenas superada pela França, que venceu o grupo com 23 pontos. A Suécia ficou em segundo, com os mesmos pontos da Holanda, mas os suecos ficaram à frente pelo rácio de golos marcados/sofridos. O segundo lugar no grupo permitiu à equipa disputar o play-off para o mundial, e é aqui que surge a nova surpresa.

O sorteio do play-off ditara o confronto de suecos contra italianos. Os tetracampeões do mundo eram legítimos favoritos à passagem à fase final. Mas, como se diz na gíria do futebol, o favoritismo não ganha jogos, e foi isso mesmo que acabou por acontecer.  Em Estocolmo, a equipa do norte da Europa conseguiu uma vitória por uma bola a zero, vantagem que conseguiu manter no encontro da segundo mão, em Itália. Uma defesa à prova de todas as investidas italianas manteve o nulo até ao apito final do árbitro e garantiu a almejada ida à Rússia.

«Sem mim, não são tão bons»

Estas foram as palavras de Ibrahimovic antes dos jogos do play-off. A estrela do Manchester United deixou a seleção sueca depois da eliminação da equipa no Europeu da França, em 2016. «Quando a Suécia joga agora, joga sem pressão. Quando eu estava, todos esperavam que ganhássemos os Europeus e Mundiais», disse Ibra, numa entrevista antes do primeiro jogo com a Itália. Facto é que a Suécia com Ibra foi eliminada na mesmo situação (play-off Mundial do Brasil) e por quem?

Uma das noites mais  inspiradas de Ronaldo na seleção foi precisamente contra a Suécia. CR7 fez um hat-trick contra os suecos e garantiu a ida ao Mundial do Brasil (4-2, no conjunto das duas mãos).

Melhores ou piores, certo é que os adeptos suecos já pedem o retorno de Ibra à seleção. O jogador encontra-se a recuperar de uma grave lesão sofrida ao serviço do Manchester United.

Faz falta Ibra ao Mundial da Rússia?

Vê mais artigos em destaque:

A nova amante de Cristiano Ronaldo
A «deusa grega» que diz ter tido um caso com CR7

 

2,6 milhões não chegam para comprar este Ferrari
2,6 milhões não chegam para comprar este Ferrari

 

Vanda Miranda e Paulo Fernandes em duelo inédito
Vanda Miranda e Paulo Fernandes em duelo inédito

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Hugo Mesquita

16-11-2017



RELACIONADOS